Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2018

CERTAME: 9º Urban Sketchers Symposium


[Clicar na imagem para ver mais sketches]

CERTAME: 9.º Urban Sketchers Symposium
Edifício da Alfândega, Porto
18 Jul > 21 Jul 2018


Não é novidade nenhuma que o Porto se tornou, de há um par de anos a esta parte, um dos destinos mais apelativos do Mundo. Do seu património histórico à tipicidade das suas ruas e praças, da sua arquitectura única às paisagens que se desfrutam dos seus miradouros, da enorme diversidade cultural à simpatia e hospitalidade das suas gentes, tudo serve de pretexto para uma visita única, daquelas que perduram na memória pelos melhores motivos e convidam a um regresso sem demora. Talvez por isso, mas não só, o Porto foi invadido na passada semana por urban sketchers do mundo inteiro que, de caderno numa mão e lápis, canetas, aguarelas ou óleos na outra, demandaram o seu mais íntimo, bebendo-lhe a essência e sugando-lhe a alma.

Reunidos em torno desse evento maior que foi o 9º Simpósio de Urban Sketchers, os cerca de oitocentos participantes inundaram alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, captando-os em desenhos absolutamente fantásticos, o traço e a cor guiados por doses generosas de criatividade, imaginação e um toque refinado de humor. O resultado, pelo menos em parte, foi sendo partilhado nas páginas pessoais dos participantes e, em grande medida, através do Grupo “Urban Sketchers”, com página no Facebook acessível em facebook.com/groups/urbansketchers/.

Vale a pena empenhar algum tempo na visualização destas verdadeiras obras de arte. Trata-se, tão-somente, de uma oportunidade única para ver a Ponte D. Luiz I e toda a zona da Ribeira, a Praça dos Leões, a Sé, a Estação de S. Bento, Miragaia, a Praça de Carlos Alberto, o Passeio das Virtudes, os Clérigos ou a Avenida dos Aliados, magistralmente interpretados pelos melhores urban sketchers mundiais, de Rosemary Bradshaw a Victor Law, de Lizette Sutherland a Anne Rose Oosterbaan, passando por Jo Morton, Alberta Rangel, Sketcher Ben, Pat Southern-Pearce ou pelo inigualável Ian Fennely. Excepcionalmente belo e profundamente inspirador!

Sem comentários:

Enviar um comentário