Páginas

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

LUGARES: Museu Cargaleiro



ESPAÇOS: Fundação Manuel Cargaleiro | Museu Cargaleiro
Localização | Rua dos Cavaleiros, 23 – Castelo Branco
Horários | Terça a Domingo, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00
Ingresso (Adulto) | 2,00 €


A planificação duma visita a Castelo Branco, por curta que seja, não pode deixar de fora o Museu Cargaleiro. Constituído por dois edifícios contíguos – o “Solar dos Cavaleiros”, um palacete construído no século XVIII e um edifício contemporâneo já deste século – o Museu alberga uma boa parte do espólio doado pelo mestre Manuel Cargaleiro à Fundação com o seu nome, constituindo um património de enorme valor artístico, histórico e cultural. Trata-se duma oportunidade única de espraiar o olhar sobre obras duma singular beleza e duma harmonia ímpar, juntando a alegria da cor e do traço à emoção das coisas simples.

No edifício do Solar dos Cavaleiros, encontra-se exposta parte da Colecção de Cerâmica da Fundação Manuel Cargaleiro. As duas primeiras salas de exposição concentram um núcleo muito especial de faiança, vulgarmente denominada Cerâmica Ratinha, que ocupa uma posição particular no âmbito da cerâmica nacional. Nas seguintes salas expositivas encontramos ainda a Cerâmica de Triana, em que se destacam os Lebrillos Trianeros. Tal como o nome indica esta cerâmica é proveniente de Triana, um bairro típico de Sevilha, junto ao rio Guadalquivir. Ainda neste edifício, o visitante não deverá perder o documentário sobre Manuel Cargaleiro, cuja visualização lhe permitirá compreender melhor o artista e a sua obra.

No edifício contemporâneo é possível apreciar cerca de duzentas obras de Manuel Cargaleiro, naquilo que constitui um roteiro pela sua vida e obra. No primeiro piso encontramos um núcleo que evidencia as diversas fases do artista, desde a década de 50 até à actualidade, com principal destaque para a área da pintura. No segundo piso estão expostas obras de relevo do artista enquanto ceramista, numa retrospectiva pelo seu percurso e pelas técnicas utilizadas. No último piso está patente a exposição “Cargaleiro e Amigos”, a qual incide sobre uma parte dos 70 anos do percurso artístico do mestre. Entre esculturas, pinturas e desenhos, as obras dos trinta e sete artistas representados nesta exposição servem como apresentação e convite à exploração da história da cultura e da arte, ao mesmo tempo que constituem um manifesto que remete para a celebração da arte e da amizade.

Sem comentários:

Enviar um comentário