Páginas

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "P25"



EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “P25”,
de Anna Costa, Beatriz Barbedo Ferro, Beatriz Neves, Carina Sousa, Catarina Paranhos, juliana Freitas, Leida Dupret, Leonardo Rodrigues, Miglé Rugėnaitė, Ricardo Moita, Telma Araújo
RAVE Escola Superior de Media Artes e Design
Centro Português de Fotografia
12 Jul > 05 Out 2025


O ciclo de estudos em Fotografia da Escola Superior de Media Artes e Design visa dotar artistas e fotógrafos de competências e capacidade crítica para desenvolver o discurso fotográfico nas suas diversas vertentes, tanto profissionais como autorais. A aposta vai no sentido de uma forte componente prática que permita a aquisição de competências técnicas e incentive a experimentação e o desenvolvimento autoral. A componente teórica visa desenvolver capacidades discursivas e críticas, bem como uma consciência histórica e política, que incentive nos estudantes uma prática inovadora e desafiante. Face às rápidas e sucessivas transformações no domínio da imagem e, por conseguinte, nos paradigmas da fotografia, a Escola oferece um leque alargado de unidades curriculares que possibilitam a transdisciplinaridade entre a fotografia e áreas que permitem a exploração de outros “media” e formatos que são fundamentais para um discurso fotográfico contemporâneo.

Tal como vem acontecendo de há uns anos a esta parte, uma selecção de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da licenciatura em Fotografia está agora patente ao público na sala Aurélio da Paz dos Reis, no Centro Português de Fotografia. Integrada na RAVE, mostra anual de finalistas das diversas licenciaturas da Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto, a exposição “P25” reflecte a multiplicidade de abordagens, numa lógica conceptual que pretende valorizar a ideia por detrás da imagem. Aquilo que podemos ver nas séries de Anna Costa, Beatriz Barbedo Ferro, Beatriz Neves, Carina Sousa, Catarina Paranhos, Juliana Freitas, Leida Dupret, Leonardo Rodrigues, Miglė Rugėnaitė, Ricardo Moita e Telma Araújo é a apropriação da fotografia como meio para refletir sobre temas que vão da à política, passando pela memória, as questões de género, a ecologia, a tecnologia e outros.

Ao olhar do visitante não escapa a poética do silêncio, da banalidade, da vivência dos lugares “corpo-a-corpo” que Leonardo Rodrigues imprime ao seu “Último Dia”. Como não escapa a zona de confluência entre o olhar comum e o científico de Beatriz Neves, em “Celsius”, onde a imagem previsível e convencional abraça uma dimensão espectral, explorando a presença invisível nas performances musicais. Catarina Paranhos mostra, em “Place of Unrest”, o retrato como ferramenta de afirmação política e reflexão sobre a condição feminina na sociedade contemporânea. Também Carina Sousa, com “Corpóreo”, pousa o seu olhar na mulher, ao encontro do corpo feminino na sua forma mais autêntica, celebrando a força e a dignidade do corpo enquanto desafia padrões de beleza que muitas vezes moldam a nossa auto-imagem. Em “The Culture and Transformation of Funeral Photography in Lithuania”, Miglė Rugėnaitė explora as mudanças culturais, históricas e tecnológicas da fotografia funerária Lituânia, outrora uma prática comum e que hoje persiste apenas informalmente, graças aos telemóveis. Isto e muito mais para ver até 05 de Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário