EXPOSIÇÃO: “Monsenhor Miguel de Oliveira e a Região de Ovar. Impressões sobre a sua História”
Museu Escolar Oliveira Lopes
07 Jan > 18 Mar 2023
Evocando os 125 anos do nascimento de Monsenhor Miguel de Oliveira (1897-2022), está patente ao público no Museu Escolar Oliveira Lopes uma exposição que, partindo de um conjunto de obras de referência sobre a história da região de Ovar, pretende dar a conhecer ao público parte da documentação que suportou o seu trabalho e processo de investigação ao longo do tempo. A inauguração teve lugar no passado dia 07 de Janeiro e dela constou uma visita guiada sob a orientação de Raquel Elvas, Coordenadora daquele espaço. Da apreciação do material exposto, fica patente a personalidade ilustre e multifacetada deste “sacerdote-jornalista e jornalista-historiador”, uma das mais notáveis figuras da igreja portuguesa do seu tempo, cujo legado, para além das temáticas da história local e regional, inclui uma exaustiva e brilhante obra de referência sobre a História da Igreja e outras.
Miguel Augusto de Oliveira nasceu no lugar de Corga do Norte, na freguesia de Válega, em 15 de Dezembro de 1897. Foi professor do Colégio Ovarense (1918-1919) e colaborador do Arquivo do Distrito de Aveiro, onde publicou uma série de artigos sob o título “A Vila de Ovar - Subsídios para a sua História até ao Século XVI”. De 1921 a 1923, publicou em folhetim, no Semanário “O Concelho de Estarreja”, o esboço da “Monografia de Válega”. Em 22 de Outubro de 1925 entrou para a redação do jornal “Novidades” e, a 01 de Junho de 1954, o Papa Pio XII distinguiu-o com o galardão de seu prelado doméstico, com o título de Monsenhor. O seu Sermão da Senhora das Dores dos Congregados, no Porto, foi o primeiro a ser radiodifundido. Foi também o primeiro a fazer palestras religiosas na rádio, na Emissora Nacional, de 1935 a 1939, alternando com o Padre Moreira das Neves. Veio a falecer em Lisboa, a 28 de fevereiro de 1968, com 70 anos, sendo sepultado em Válega.
Dividida, muito sumariamente, por quatro espaços distintos, a mostra “Monsenhor Miguel de Oliveira e a Região de Ovar. Impressões sobre a sua História” tem, na sala de exposições temporárias do Museu Escolar Oliveira Lopes, a sua maior fatia. As monografias “Válega – Memória Histórica e Descritiva” e “Ovar na Idade Média” ocupam lugar de destaque, abrindo-se a um conjunto de leituras cujos suportes incluem mapas, assentos, circulares, cópias dos forais de Ovar e de Pereira-Jusã, um brasão de Ovar finamente bordado ou um vasto conjunto de fotografias representativas do viver desta região há muitas décadas atrás. Na mezzanine e no corredor de acesso à sala de exposições estão dispostos, em vitrinas, notas pessoais, correspondência trocada, recortes de jornais, a medalha correspondente à condecoração com o grau de Oficial da Ordem Militar de Santiago de Espada (1945), um diploma da sua passagem pela Terra Santa e vários outros documentos de enorme interesse. Finalmente, no espaço da Biblioteca, abre-se ao olhar do visitante um vasto conjunto de obras publicadas com a assinatura de Monsenhor Miguel de Oliveira. Uma exposição a merecer visita atenta e cuidada, na senda de um filho dileto de Válega e um dos grandes vultos da nossa cultura.
Sem comentários:
Enviar um comentário