Páginas

segunda-feira, 18 de maio de 2020

EXPOSIÇÃO: "Um Mundo de Máscaras... Um Olhar Sob Outro Ponto de Vista"



EXPOSIÇÃO: “Um Mundo de Máscaras... Um Olhar Sob Outro Ponto de Vista” 
Museu da Farmácia, Lisboa
Exposição Online Temporária
https://www.ummundodemascaras.com/ 


Em tempos de confinamento, as portas dos Museus têm-se mantido encerradas ao público. A verdade é que o conhecimento não tem direito a quarentena e que a História continua a ser escrita, fazendo parte do nosso papel o acompanhamento da sua narrativa. Num momento tão atípico como o que agora vivemos, o Museu da Farmácia resolveu seguir as pisadas de outras instituições congéneres, reinventando as formas de divulgação da sua colecção e das diferentes iniciativas e facilitando, agora mais do que nunca, o acesso à cultura! No cenário pandémico que hoje atravessamos, um objeto está no centro das atenções: a máscara.

Em vários lugares do mundo, surgem iniciativas para a produção daquele que parece ser o objecto que marcará o ano de 2020. É precisamente a máscara, a figura central da exposição online temporária que o Museu da Farmácia inaugura hoje, Dia Internacional dos Museus. Esta mostra convida-nos a olhar para a História e a saber mais sobre o que este adereço milenar tem para nos contar: máscaras de curandeiro, máscaras de feiticeiro, máscaras de protecção, máscaras de tradição… Um mundo de histórias que aproximam diferentes culturas, derrubam preconceitos e encontram convergências nas suas funcionalidades, perscrutando características que as tornam cúmplices entre si, independentemente da sua origem. 

Agrupando máscaras de diferentes Museus em Portugal e provenientes dos quatro cantos do mundo, a exposição “Um Mundo de Máscaras” tem como intuito promover uma ponte entre o presente e o passado, por forma a desmistificar a utilização deste objeto milenar que, noutros tempos, era usado com diversos objetivos, para além da proteção. Esta exposição pretende ainda ser rosto da diversidade de civilizações, países, culturas e povos, sob a perspectiva de um dos mais relevantes testemunhos que a antropologia nos permite hoje conhecer: a máscara. As máscaras escondem o rosto, retirando-lhe qualquer tipo de expressão, personalidade ou vida, desafiando-nos a conhecer o olhar daquele que escolhe ou é impelido a usá-la. Um olhar sob outro ponto de vista.

Sem comentários:

Publicar um comentário