Páginas

sábado, 30 de novembro de 2019

LUGARES: Museu Escolar Oliveira Lopes


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

LUGARES: Museu Escolar Oliveira Lopes
Rua Irmãos Oliveira Lopes – Válega
Horário | De terça feira a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00
Entrada gratuita


É com emoção que se visita o Museu Escolar Oliveira Lopes. Tudo nele convida a recuar no tempo, ao encontro desses inefáveis momentos de descoberta e aprendizagem que vão da primeira à quarta classe. Perante o olhar do visitante, todos aqueles quadros, carteiras, livros, cadernos, mapas e uma imensa panóplia de materiais didácticos e de apoio – sem esquecer a palmatória – convidam a recuar no tempo umas boas dezenas de anos, abrindo espaço à recordação das histórias mais incríveis, ainda tão presentes porque vividas com a intensidade e emoção dos tempos de infância. Neste espaço, porém, o apelo não se queda na memória, antes se estende à imaginação. Percebe-se porquê ao atentar nos pormenores, tão vastos e ricos, neste espaço único.

Com três corpos distintos – duas alas laterais, para alunos do sexo masculino e feminino, e um corpo central onde residiam os professores -, as Escolas Oliveira Lopes são fruto da filantropia de José e Manoel Oliveira Lopes, dois irmãos nascidos numa família de lavradores e que, no Rio de Janeiro, fizeram fortuna no negócio dos cereais. Projectada sob o ideário dos princípios pedagógicos republicanos, as escolas foram apetrechadas com mobiliário e material didáctico único a nível nacional, quer em qualidade quer em quantidade, considerado o mais moderno da época. Expostos aos olhos do visitante, são eles o grande atractivo do Museu, impressionando pela sua qualidade e obrigando a comparações: para quem, como eu, fez o Ensino Primário numa altura em que estas escolas já funcionavam há mais de meio século, não deixa de ser espantoso olhar para os materiais e perceber que, à beira desta, a escola regular era de uma “pobreza franciscana”.

As carteiras escolares, estruturas robustas de ferro e mogno, possuíam um mecanismo que permitia levantar ou baixar o tampo conforme a altura do aluno, já tendo em consideração os estudos ergonómicos que determinavam a correcta postura do aluno, e uma espácie de “cacifo” com tampo para guardar a sacola. O quadro com lousa rotativa permitia ao professor prosseguir a lição sem ter de o apagar. Nas paredes, estavam expostos painéis didácticos conhecidos por “lições de coisas”, tradução brasileira dos painéis franceses do Musée Scolaire Deyrolle, alguns acompanhados de amostras de matérias naturais para aprendizagem, bem como os Quadros da Hstória de Portugal, da autoria de Chagas Franco e João Soares, com ilsutrações de Roque Gameiro e Alberto B. Sousa. Do recheio das salas também faziam parte caixas métricas Albino de Mattos e outras, o ábaco, globos terrestres de Forest, Cartas de Portugal em relevo, mapas e planisférios dos princípios do século XX , entre outros materiais didácticos.

O espólio do Museu Escolar Oliveira Lopes não se resume, porém, aos materiais de ensino. Nele se conservam importantes documentos que atestam, nomeadamente, a pompa da cerimónia de inauguração do edifício, em 02 de Outubro de 1910, com menu em francês do banquete servido pela Confeitaria Oliveira, “fornecedora da Casa Real” ou a presença de ilustres convidados como o Professor Egas Moniz. Passando os olhos pelas estantes, descobre-se uma edição de 1880 de “Os Lusíadas”, a par de dicionários, livros de História e Geografia, um Vocabulário Ortográfico e Tábuas de Logaritmos. Cartões de Subtracção ou de Divisão, do Centro de Psicologia Aplicada à Educação, um colorido Álbum do ABC, manuais e cadernos escolares, penas, aparos e tinteiros, convivem com relógios de parede, serviços de mesa em alumínio, lavatórios portáteis e escarradores, num todo harmonioso que provoca uma enorme admiração.

Impõe-se deixar uma nota de apreço a Joaquim de Almeida e Pinho, antigo Professor e Director desta Escola, pelo fantástico trabalho de reunião e preservação do notável acervo agora posto à disposição do visitante. Foi ele quem, com enorme dedicação e sensibilidade, soube guardar os testemunhos de mais de um século de ensino, reunindo uma boa parte desse espólio numa sala da própria Escola e que deu origem, em 1996, ao Museu Escolar Oliveira Lopes. Intervencionado pela Câmara Municipal de Ovar, o imóvel viria a dar lugar ao renovado Museu, inaugurado em 25 de Julho de 2019, um espaço digno e que importa conhecer. O meu preito de gratidão estende-se à AAAEOL - Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes, verdadeiros guardiões do passado desta Escola e garante dum futuro em prol da educação e do ensino. Ainda uma palavra de agradecimento à Directora do Museu, Raquel Elvas, pela forma como me recebeu e acompanhou durante a visita, acrescentando histórias e saber a um momento deveras enriquecedor.

Sem comentários:

Enviar um comentário