Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

CINEMA: "Síndrome de Estocolmo"



CINEMA: “Síndrome de Estocolmo” / “Stockholm”
Realização: Robert Budreau
Argumento: Robert Budreau
Fotografia: Brendan Steacy
Montagem: Richard Comeau
Interpretação: Ethan Hawke, Noomi Rapace, Mark Strong, Christopher Heyerdahl, Bea Santos, Mark Rendall, Ian Matthews, John Ralston, Shanti Roney, Christopher Wagelin
Produção: Jonathan Bronfman, Robert Budreau, Nicholas Tabarrok, Fredrik Zander
Estados Unidos, Canadá | 2018 | Biografia, Comédia, Crime | 92 minutos | Maiores 12
Cinema Dolce Espaço
18 Set 2019 | qua | 16:00


Há neste filme um sério problema de credibilidade que lhe retira valor e o atira para níveis próximos da mediocridade. Não que o assunto em si não seja digno de nota ou que o facto de ser “baseado em acontecimentos absurdos mas verídicos” não mereça crédito, mas tão somente porque o próprio filme não parece levar-se a sério, um pouco à imagem e semelhança desse tosco assaltante de bancos interpretado por Ethan Hawke, monumental erro de casting, com um desempenho feito de estereótipo e canastrice.

Comédia de costumes, na qual os maus são tidos por bonzinhos e os bons se revelam os maus da fita, “Síndrome de Estocolmo” é um filme falhado porquanto não consegue nunca definir os seus propósitos ou criar no espectador a menor empatia com quaisquer das personagem. Mesmo as vítimas acabam por ficar de fora desta equação, sobretudo a partir do momento em que se colocam do lado dos sequestradores. Caracterizado ao nível mais básico, sem estrutura emocional que sustente o mínimo traço de personalidade, o elenco não passa dum equívoco, corpos suspensos dos respectivos disfarces, caricaturas mal amanhadas e sem graça.

Desenganem-se, pois, todos quantos buscam neste filme os retratos psicológicos que possam caucionar a entidade clínica que deve o seu nome ao famoso assalto a uma instituição financeira de Estocolmo e no qual as vítimas continuaram a defender os raptores mesmo após seis dias de prisão física. Quem for pela comédia pura e simples, ficar-se-á pelo sorriso amarelo, já que as tiradas se revelam estafadas e pouco credíveis. Robert Budreau consegue essa proeza incrível de esvaziar de tensão um filme que é, essencialmente, um assalto a um banco. Resta a música de Bob Dylan, o que é manifestamente pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário