Páginas

domingo, 7 de julho de 2019

EXPOSIÇÃO DE PINTURA: "Raíz"


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO DE PINTURA: “Raíz”,
de Hazul
DaVinci Art Gallery, Porto
29 Jun > 03 Ago 2019


A história de Hazul Luzah mistura-se e confunde-se com aquela da Arte Urbana. Agora artista consagrado, com obra em várias escalas espalhada pelo mundo, também ele atravessou o tempo da clandestinidade, um período marcado pela difícil relação dos poderes com uma forma de expressão trangressora, um período em que esta forma de arte era um sinal de decrepitude das cidades por reabilitar e não, como agora se entende, a valorização do espaço abandonado.

No Porto, tem o artista o grosso da sua obra, sendo ele um dos grandes responsáveis – ao lado de Third, Mr. Dheo, Costah e tantos outros – pela transformação da cidade despojada e dos guetos em locais de visita obrigatória. Quem passa por ela, na Travessa da Rua Chã como em D. Pedro V, no Bairro do Carvalhido, em Alferes Malheiro ou no Estádio do Dragão, reconhece-lhe o traço, a matriz. No seu grafismo contemporâneo, o azul é uma côr praticamente recorrente, remetendo para um Porto liberal e para o clube do seu coração. O resto são imagens com um cunho marcadamente pessoal, feitas de signos, números, rostos que apenas se adivinham e figuras geométricas, misturando-se e confundindo-se num todo enigmático, de enorme harmonia e beleza plástica.

É um pouco dessa matriz – ou “raíz” - que pode ser apreciado por estes dias na DaVinci Art Gallery, no Porto. Imergindo na terra, a raíz é, em si mesma, um símbolo, remetendo para o subsolo, esse lugar escuro e húmido que está na origem dos três elementos centrais desta exposição: o vaso, símbolo do corpo e do interior, o prato, símbolo do alimento e o cristal, símbulo da pureza e da perfeição. Com esses elementos, Hazul constrói um conjunto de narrativas em que o símbolo e o mistério são presença constante levando-nos a interrogar o nosso próprio eu e aquilo que nos rodeia. Para ver até ao próximo dia 3 de Agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário