Páginas

quinta-feira, 27 de junho de 2019

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "Recriações"


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Recriações”,
De Abel Cunha
Casa da Cultura de Estarreja
08 Jun > 13 Jul 2019


Inaugurada por altura das populares Festas de Santo António, está patente ao público na Casa da Cultura de Estarreja uma belíssima exposição de fotografia com o sugestivo nome de “Recriações”, da autoria de Abel Cunha. Prestando homenagem a uma parte do legado cultural desta pequena região encravada entre a serra e o mar, esta exposição lança, através de um conjunto de imagens a preto e branco e em grande formato, um olhar sobre a tradição, recuperando a matriz identitária de um quotidiano já só existente nas memórias de alguns.

Contando com a colaboração inestimável de cinco grupos etnográficos do Concelho - Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca, Grupo Etnográfico Danças D’Aldeia de Pardilhó, Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros, Rancho Folclórico As Tricaninhas do Antuã e Rancho Folclórico As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã -, Abel Cunha abre uma janela sobre usos e costumes ancestrais, convidando-nos a espreitar através dela e a olhar mais de perto o moleiro, o pescador ou a tecedeira de bunho, os marinhões no pinhal, os bailaricos na eira e os piropos às cachopas, as lides domésticas, os carinhos das avós, as pagadoras de promessas ou a hora do terço.

Com enorme bom gosto, o artista tira o melhor partido de um notável conjunto de figurantes, convincentes no traje e no gesto, fazendo o espectador recuar a meados do século XIX e início do século XX. Mas talvez mais do que o reviver de um tempo que a modernidade praticamente extinguiu, o que esta exposição tem de tocante é essa vontade expressa das gentes de Estarreja, consubstanciada na entrega dos vários intervenientes à lente do fotógrafo, em abraçar as suas raízes, mantendo vivas as histórias e as memórias. Para ver até ao dia 13 de Julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário