Páginas

sábado, 1 de junho de 2019

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "Future Scenarios"


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Future Scenarios”,
de Lena Dobrowolska e Teo Ormond-Skeaping
Ci.CLO - Bienal Fotografia do Porto
Reitoria da Universidade do Porto
16 Mai > 02 Jul 2019


Enquanto prossegue a Ci.CLO – Bienal Fotografia do Porto, tempo de particularizar uma das dezasseis exposições inseridas no certame, aquela que, dum ponto de vista pessoal, mais impacto teve. Ocupando um espaço no piso térreo da Reitoria da Universidade do Porto, “Future Scenarios”, conjunto de imagens da autoria da polaca Lena Dobrowolska e do britânico Teo Ormond-Skeaping, explora os temas da vulnerabilidade – e da responsabilidade – pelas alterações climáticas e o papel que a sua narrativa pode desempenhar na moldagem do futuro da humanidade. Nessa medida, esta é uma exposição plenamente integrada no tema da Bienal - “Adaptação e Transição” -, ajudando a perceber de que forma podemos colaborar na transição para uma sociedade mais adaptada e sustentável.

Produzida no Laos, Bangladesh, Nepal, Reino Unido e Uganda, “Future Scenarios” mostra de que forma os países mais vulneráveis, considerados indefesos face às alterações climáticas, emergem agora como líderes no desenvolvimento de estratégias de redução de danos e de adaptação. É neles que se descobre uma enorme resiliência dos seus habitantes, se desenvolvem conhecimentos sobre a questão da adaptação, se investigam perdas e danos e se partilham avanços sobre energias renováveis. São eles, igualmente, que se mostram mais perto da descarbonização das suas economias, não obstante serem, como grupo, os que menos contribuem para o total das emissões globais de carbono. As nações desenvolvidas – as principais responsáveis pelas alterações climáticas e as que têm os melhores recursos técnicos e financeiros para as combater – parecem, pelo contrário, imersas num estado de apatia política, sem evidenciarem grandes progressos no sentido da mitigação ou da adaptação.

Documentando fenómenos exacerbados de alterações climáticas – migração induzida pelo clima, catástrofes naturais intensificadas, aumento do nível do mar, energias do futuro, conflitos, stress térmico e hídrico e segurança alimentar - Dobrowolska e Ormond-Skeaping oferecem-nos vislumbres do que poderá vir a ser o futuro. Esta é a sua forma de chamar a atenção para o facto de sermos todos responsáveis – e vulneráveis – às alterações climáticas e, se bem que, obviamente, nem todos sejamos igualmente responsáveis, todos nós deixamos pegadas de carbono, pelo que todos temos um papel a desempenhar no combate às alterações climáticas.

Acrescentaria apenas que, para esta exposição imperdível, o visitante não deve ir pressionado em matéria de tempo. As legendas que acompanham cada uma das fotos (em inglês) são extensas mas de leitura obrigatória. Só assim entenderá na íntegra o trabalho sazonal nos fornos de tijolos de Gabtoli ou a vida nas favelas que se estendem ao longo da linha de caminho de ferro de Tejgaon (Bangladesh), o impacto de 1.1 milhões de refugiados sudaneses, congoleses, somalis ou do Burundi sobre um pequeno país como o Uganda, o resultado da passagem do furacão Michael junto à costa da Flórida (Estados Unidos) ou a série de “Retratos de Resiliência”, entre muitos outros. Há ainda uma apresentação de imagens em diapositivo que complementam esta excepcional mostra e que não deve perder.

Sem comentários:

Enviar um comentário