Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2019

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "Outros Retratos"


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Outros Retratos”,
de Alfredo Cunha
Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim
18 Fev > 16 Mar 2019


“Não é que as fotografias nos roubem a alma, claro, mas que podem denunciá-la no esconso de um olhar, é verdade. Subitamente, quando somos fotografados por alguém como Alfredo Cunha não nos incomoda a evidência simples do corpo mas a flagrância de uma interioridade onde nos mostramos na timidez secreta, ou no medo inconfessado, que carregamos.”

Valter Hugo Mãe


Género fundamental na obra artística de Alfredo Cunha, o retrato está na sua fotografia desde sempre. Desde esse primeiro momento, em que fotografa o pai, “uma lição de retrato e de iluminação”, conta ele, “o ponto de foco, o retrato de frente e de perfil, nada de três quartos nem outras fantasias, nada de desnecessário na imagem”. E assim foi sendo pela vida fora, cada vez mais apurada essa capacidade de enquadrar num rectângulo um todo que fizesse sentido. Alfredo Cunha nunca deixará de ser “o fotógrafo do 25 de Abril” – quem não se lembra desse retrato de Salgueiro Maia no Largo do Carmo? -, mas é hoje reconhecido como o grande retratista português, autor de fotografias icónicas de inúmeras personalidades do desporto, das artes, da cultura e da política portuguesas.

Na passagem de “Outros Retratos” pela Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim, o artista dá-nos a ver uma pequenina parte do seu trabalho em retratos que abrangem um período que vai de 1970 a 2018. De Valter Hugo Mãe a Marcelo Rebelo de Sousa, de Agustina Bessa-Luís a Manuela Azevedo, de David Mourão Ferreira a Eduardo Lourenço ou a Manuel António Pina, são quinze as imagens com gente dentro, gente que nos marca pelo que significam como pessoas e pelo valor do seu legado. São imagens belíssimas, a preto e branco, tirando o máximo partido do enquadramento primoroso e do cuidado com a luz, mas também da naturalidade no olhar e nas expressões dos retratados. Uma exposição de visita obrigatória que poderá ser complementada com a aquisição da obra em livro, editada pela Tinta da China.

Sem comentários:

Enviar um comentário