Realização | Alfonso Cuarón
Argumento | Alfonso Cuarón
Fotografia | Alfonso Cuarón
Montagem | Alfonso Cuarón, Adam Gough
Interpretação | Yalitza Aparicio, Marina de Tavira, Diego Cortina Autrey, Carlos Peralta, Marco Graf, Daniela Demesa, Nancy García García, Verónica García, Andy Cortés, Fernando Grediaga
Produção | Nicolás Celis, Alfonso Cuarón, Gabriela Rodriguez
México | 2018 | Drama | 135 minutos | M/14
Cinema Trindade, Sala 1
22 Dez 2018 | sab | 19:10
Fotografia | Alfonso Cuarón
Montagem | Alfonso Cuarón, Adam Gough
Interpretação | Yalitza Aparicio, Marina de Tavira, Diego Cortina Autrey, Carlos Peralta, Marco Graf, Daniela Demesa, Nancy García García, Verónica García, Andy Cortés, Fernando Grediaga
Produção | Nicolás Celis, Alfonso Cuarón, Gabriela Rodriguez
México | 2018 | Drama | 135 minutos | M/14
Cinema Trindade, Sala 1
22 Dez 2018 | sab | 19:10
Cléo, uma empregada doméstica de uma família da classe média alta, é a principal protagonista do filme. Todos os elementos da família têm por ela uma particular estima, ela faz parte do círculo íntimo, todos confiam cegamente em Cléo e ela retribui essa atenção, dedicando a todos um grande carinho, mas em especial a Pepe, o mais pequeno da família, a quem adormece com uma canção de embalar e acorda no dia seguinte com uma brincadeira. Nessa representação da relação quase “mãe-filho”, encontramos os traços de um cineasta que cresceu entre criadas nos anos 70 no México. Neste sentido, o filme representa uma clara homenagem a pessoas que tão importantes foram na vida do realizador.
“Roma” é, como já foi dito, um
retrato pessoal íntimo, mas nessa intimidade convergem também os
grandes problemas sociais que o México viveu em meados da década de
60 e que culminaram no massacre de centenas de estudantes. O privado
e o público estão constantemente ligados com imagens hipnóticas,
além dos requintados detalhes e reconstruções da época que
compõem uma bela e exaustiva obra de arte para cada cena, e também
do evidente trabalho de fotografia do próprio Cuarón. Uma sequência
de treino paramilitar ou uma violenta troca de tiros são parte dum
épico tremendo de dramatismo. As fantasias e sonhos de uma jovem
mulher da classe baixa dão ao filme um cunho profundamente realista.
Entre o universal e o pessoal, Alfonso Cuarón mostra-se um mestre
dos contrapontos, sendo este seu filme a prova disso.
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