Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2018

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "Cabalos do Vento"



EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Cabalos do Vento”,
de Luis Vásquez
Leica Gallery Porto
26 mai > 21 jul 2018


O tema escolhido para esta exposição é uma festa tradicional intitulada “Rapa das Bestas” que se desenrola no município de A Estrada, mais concretamente na aldeia de Sabucedo, onde homens e animais medem forças. Este evento decorre durante quatro dias, a partir da primeira sexta feira do mês de Julho de cada ano, atraindo milhares de pessoas em torno dum tema central, os cavalos selvagens, que coexistem livremente nas montanhas das redondezas.

Com este trabalho, Luis Vásquez vai um pouco além da própria festa, entendendo que o valor daqueles dias não reflecte exactamente a enorme quantidade de trabalho que há para trás, como o cuidar das montanhas para que os animais possam ter pastos suficientes para alimentação e água limpa, condições que lhes permitem viver livremente, tal como têm feito ao longo desde sempre. Não é uma tarefa fácil, tendo em conta que as pessoas que realizam estas ações o fazem de forma altruísta, fora do horário de trabalho, dedicando muitos dias livres para cuidar dos cavalos e das montanhas. A sua paixão transbordante pelos animais é refletida durante os dias da Rapa, quando reúnem os animais para aparar as suas crinas, desparasitá-los e identificá-los. Em seguida, os cavalos são soltos nas montanhas próximas à aldeia e as manadas regressam aos seus territórios.

Usando o cavalo como uma linha guia, Luis Vásquez dá-nos ver a coexistência entre homem e animal e os laços criados profundamente enraizados no seu modo de vida, o que se traduz em longas horas de caminhada em estradas e montanhas em busca de manadas de cavalos selvagens que dão sentido ao seu estilo de vida. Seja a pé, a cavalo ou em moto, estes homens e mulheres são responsáveis por manter viva uma tradição transmitida de pai para filho por gerações.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Luis Vázquez, 1993, é um jovem fotógrafo emergente originário da Galiza, Espanha. Percorrendo múltiplos países, procura mostrar as tradições de cada um como por exemplo o Dia dos Mortos no México, os Pescadores com Corvos Marinhos na China ou o seu mais recente Cabalos do Vento em Espanha. Encontra-se presentemente a trabalhar nos efeitos económicos e ambientais provocados pelos incêndios florestais que arrasaram a Galiza e o problema demográfico da região e o seu mundo rural.

Sem comentários:

Enviar um comentário