Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2018

LUGARES: Museu Coleção Berardo



LUGARES: Museu Coleção Berardo
Localização | Centro Cultural de Belém, Praça do Império, Lisboa
Horários | Segunda-feira a Domingo, das 10:00 às 19:00 (última entrada às 18:30)
Ingresso (Adulto) | € 5,00 (gratuito ao Sábado, durante todo o dia)


Instituição museológica de referência no nosso país, o Museu Coleção Berardo foi inaugurado em 25 de Junho de 2007 e acolhe exposições temporárias e uma colecção permanente (Coleção Berardo), na qual estão representados os movimentos artísticos mais significativos do século XX até à actualidade. Nomes como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Marcel Duchamp, Piet Mondrian, Joan Miró, Francis Bacon, Andy Warhol, Donald Judd, Bruce Nauman ou Cindy Sherman, entre muitos outros, são apresentados no âmbito dos movimentos que as suas obras permitiram definir, numa sucessão cronológica que possibilita uma viagem no tempo.

A exposição permanente da Coleção Berardo articula-se em dois pisos do espaço do museu. O piso 2 centra-se na arte moderna; inicia-se no dealbar do século XX com Pablo Picasso e a criação do Cubismo e com Marcel Duchamp e as questões do ready-made, evoluindo até ao Neodadaísmo, ao Nouveau Réalisme e à Pop Art britânica e americana. O piso -1 é dedicado ao período posterior (de 1960 até aos nossos dias), seguindo uma ordem cronológica e agrupando os movimentos mais significativos das neo-vanguardas (minimalismo, conceptualismo, Land Art, Arte Povera e outros).


Com um carácter histórico ou prospectivo e experimental, as exposições temporárias complementam a panorâmica apresentada pela colecção permanente do Museu Coleção Berardo, expandindo novas perspectivas sobre um determinado período ou apresentando as preocupações com as quais os artistas contemporâneos se confrontam, bem como as novas práticas e atitudes que caracterizam o presente. O Museu está aberto todos os dias e é gratuito ao Sábado. A não perder!


Sem comentários:

Enviar um comentário