Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2018

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "Terrível Aliada"



EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Terrível Aliada”,
de Lauren Maganete
Galeria de Arte Diogo de Macedo, Vila Nova de Gaia
09 Fev > 09 Mar 2018


É das mulheres, da beleza dos seus rostos, das suas expressões delicadas, do seu olhar atento, que nos fala “Terrível Aliada”, exposição de fotografia de Lauren Maganete, com curadoria de Paloma Moriñigo, que me foi dada a ver na Galeria de Arte Diogo de Macedo, em Vila Nova de Gaia. Daí que não deixe de ser uma feliz coincidência ter a oportunidade de apreciar esta exposição precisamente no Dia Internacional da Mulher. E se à coincidência juntar a admiração de me ver numa Galeria de Arte integrada numa Escola Secundária – com tudo o que isso tem de enorme significado e importância -, podemos dizer que estavam reunidos os ingredientes para desfrutar de um momento sublime. E, na verdade, assim, foi.

Retratando o universo feminino com invulgar sensibilidade, Lauren Maganete tira o máximo partido da imagem através duma manipulação criteriosa que assenta, maioritariamente, na colagem. Desta forma, os retratos das “suas” mulheres ganham vida própria, como se subitamente dotadas de movimento. As obras reclamam agora a atenção do espectador, adquirem personalidade, alertam, intervêm. O olhar torna-se mais ambíguo perante uma boca que se cerra, aquele grito apenas esboçado carrega de dramatismo o gesto de levar a mão à cabeça, o desafio no rosto torna-se avassalador quando dois – e não um – par de olhos nos fitam, há uma maior sensualidade perante uns lábios que se adiantam e se oferecem, agora tão próximos.

É, assim, num contexto hiper-realista que podemos admirar esta exposição de Lauren Maganete. À artista não basta tornar reais cada uma daquelas mulheres ao fotografá-las. Há uma clara rejeição em reduzi-las a ilustrações pictóricas do passado. Através duma abordagem aparentemente simples, ela busca novas formas de expressão para subverter os modelos e desarticular as referências, reconstruindo e, ao mesmo tempo, reforçando o real. Lauren Maganete demonstra que a realidade própria da fotografia não é a realidade que envolve o objecto registado. Ela é a segunda realidade, uma realidade (des)construída tendo por base uma representação documental. Ao espectador pede-se que descodifique os elementos que a constituem para alcançar a compreensão plena. Desafio aceite, a fruição pode ser total. No meu caso foi!

___________________________________________________________________________________________________________________________

Lauren Maganete nasceu em Bragança e estudou no Porto, licenciando-se em Gestão e Administração de Empresas. Fotógrafa da Casa da Cultura de Vila Nova de Gaia desde 2009. Tem trabalhos publicados em diversas revistas e jornais nacionais e internacionais. Trabalha como fotógrafa freelancer, tendo vindo a colaborar com diversas instituições e empresas. Participa regularmente em exposições individuais e colectivas. Expôs em diversos locais, nomeadamente em Madrid, Jaén, Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Ovar, Águeda, Gondomar, Coimbra e Bragança.

Sem comentários:

Enviar um comentário