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domingo, 4 de fevereiro de 2018

CERTAME: iNstantes - Festival Internacional de Fotografia de Avintes 2018



CERTAME: iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes
Direcção do Festival | Pereira Lopes
Vários locais
02 Fev > 04 Mar 2018


Decorre desde a passada sexta feira a 5ª edição do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes. Cinco localidades (Avintes, Gaia, Lourosa, Castelo de Paiva e Porto), fotógrafos de oito países representados (Portugal, Espanha, Itália, Marrocos, Brasil, Colômbia, Índia e Iraque), 18 pólos expositivos e um total de 25 exposições são números que impressionam e dizem bem da dimensão dum certame organizado com parcos recursos, muito empenho, muita carolice, mas sobretudo muita paixão, muito gosto pela fotografia. Isso sente-se na forma como o visitante é recebido, no gosto com que se oferece o que há para ver, na franqueza com que se discutem projetos e propostas. Um Festival que, em termos pessoais, me reconciliou com este género de iniciativas. Um Festival que não inventa o que não há para inventar, que sabe mostrar-se atento à realidade da fotografia nos dias de hoje e que, na sua genuinidade e pureza, se afirma como um dos grandes certames do género em Portugal.

De todas as propostas que me foram dadas a ver neste frio e ventoso domingo, é difícil destacar uma que seja, de tal forma o nível de superior qualidade é equilibrado. Patente na Fundação Joaquim Oliveira Lopes, “Diálogos Abstracionistas da Água” mostra que dificilmente o abstracionismo partilhará de forma tão íntima o espaço do real como nesta série do português Óscar Valério, que explora o potencial de “fotogenia” da Ribeira do Gondim, em Arouca. No Salão Nobre do Clube Recreativo Avintense, “Caminhos do Metro”, do português Filipe Carneiro, viaja nos percursos dos dias de hoje, ligando através da imagem as estações, os acessos, os cais de embarque, as linhas, as carruagens e as pessoas que utilizam este meio de transporte. Jose Luis Gea Marques, de Espanha, mostra no espaço dos Plebeus Avintenses o trabalho “O Olho Cíclope”, conjunto de quinze fotografias a preto e branco que ilustram o olhar do artista sobre a sociedade que o rodeia.

O edifício da Junta de Freguesia de Avintes acolhe duas exposições preciosas, uma do português Mário Ferreira e outra do brasileiro Tadeu Vilani. A primeira intitula-se “Dhobi Ghat, o Lavadouro de Bombaim” e nela se denuncia a dureza das condições de trabalho de sete milhares de pessoas num reduto de dimensões reduzidas no coração de Bombaim, Índia, e onde tensões de toda a ordem levam ao extremo o paradigma da sobrevivência. Quanto a Tadeu Vilani, traz-nos com “Olhos do Pampa” a vastidão do interior do Estado do Rio Grande do Sul e a vida dura dos gaúchos. Nas paredes da Confeitaria Tarte de Canela, o português Jorge Marques expõe, sob o título Costa Verde, imagens de grande beleza da costa litoral entre Espinho e Vila do Conde. O colectivo SEFA – Sesimbra Expressão Fotográfica Associação, apresenta no Restaurante do Parque Biológico de Gaia um conjunto de fotografias que documentam de forma superior a atividade piscatória da região de Sesimbra, com imagens da autoria de João Taborda, José Carlos Nero, Mário Gomes, Rui João Rodrigues e Rui Miguel Cunha. Finalmente, o colombiano Ariel Arango presta uma homenagem ao verdadeiro ex-libris da freguesia com “Broa Nossa de Cada Dia”, uma mostra que pode ser vista nos Plebeus Avintenses. Mas estes são apenas alguns núcleos dum Festival cuja programação completa e demais informação pode ser consultada em http://www.instantesffa.com/. A visitar sem demora!

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