Páginas

domingo, 25 de setembro de 2022

INSTALAÇÃO: "Entre Agulhas - Um Novo Olhar Sobre o ESTAU"


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

INSTALAÇÃO: “Entre Agulhas - Um Novo Olhar Sobre o ESTAU”
Projecto “Entre Agulhas”
ESTAU - Estarreja Arte Urbana 2022
Varanda dos Paços do Concelho
13 Set > 14 Out 2022


Desenganem-se aqueles que pensam que o ESTAU - Estarreja Arte Urbana se limita à concepção de murais. Um olhar rápido sobre o programa permite perceber que há toda uma série de actividades a decorrer em paralelo e que, no seu todo, fazem do Festival uma grande festa. Das instalações artísticas “Provocar a Paisagem” e da exposição de fotografia “Fábrica de Histórias”, já me debrucei aqui de forma circunstanciada. Espero ainda falar de João Carlos Celestino Gomes e do seu trabalho de ilustração que está patente na Casa da Cultura e toma o delicioso título de “João, Querido Amigo”. Mas a oferta desta quinta edição rodou igualmente em torno de manifestações artísticas tão diversas como o teatro, a música e o cinema, as conversas com os artistas, os workshops e as visitas guiadas, acrescentando-lhe variedade, qualidade e interesse. Destas não falarei, porque as não vi. Há, contudo, um momento do qual quero falar, do qual é obrigatório falar. Trata-se da instalação “Entre Agulhas - Um Novo Olhar Sobre o ESTAU” e que, até ao dia 14 de Outubro, embeleza a fachada dos Paços do Concelho, bem no coração da cidade.

Combinação de quadrados e retângulos bordados e ligados entre si, de cores harmoniosas e dimensões generosas, a peça impõe-se pelo seu significado e beleza. Não passará despercebida aos muitos que atravessam em passo apressado a Praça Francisco Barbosa, embora nela não consigam ver mais do que uma simples colcha. Se a olharmos com atenção, porém, é uma singela e sentida homenagem ao ESTAU aquilo que se abre ao nosso olhar, numa fusão de saber e tradição com a arte e a cultura. Uma tecedeira, a fachada de uma casa, uma mãos que se estendem, uma viola, um rosto de todos conhecido, peixes, aves e plantas, saltam das paredes e muros das casas para as linhas e tecidos e, com bom gosto, dedicação e muito amor, trazem com eles os nomes de Millo e Ana Maria, Camilla Watson e Mohamed L’Ghacham, Fintan Magee e The Caver, Kruella d’Enfer, Pedro Podre e todos os outros que, com engenho e talento, vêm fazendo de Estarreja um verdadeiro museu de Arte Urbana. Neste labor entre agulhas, nem mesmo a artista polaca Nespoon faltou à chamada, ainda que o seu maravilhoso bordado tenha deixado de fazer parte do “reino dos vivos”.

Chegar até este “Entre Agulhas - Um Novo Olhar Sobre o ESTAU” convida a percorrer um caminho que cruza a cultura e o lazer com a arte e os saberes, num exercício feito de paixão, afectos, memórias, competências, cumplicidade e solidariedade. Criado em 2018 no âmbito do Programa “Viver +”, o projecto “Entre Agulhas” é dinamizado pelo Laboratório de Aprendizagem Criativa da Câmara Municipal de Estarreja. Cruzando a Acção Social com o Turismo e a Cultura, esta é uma forma de dar resposta aos desafios relacionados com a longevidade e o envelhecimento da população, valorizando a aprendizagem ao longo da vida e a educação pela arte. Neste ano de 2022, o “Entre Agulhas” envolveu utentes de dez instituições locais e ainda uma instituição da Torreira, no vizinho concelho da Murtosa, fazendo da Arte Urbana o seu mote e pondo em evidência as capacidades, competências, saberes e cultura das pessoas envolvidas, num exercício que é também uma forma de valorizar a sua auto-estima e a sua auto-confiança. Até ao dia 14 de Outubro ainda vai a tempo de apreciar a peça e de se deixar surpreender.

[Foto gentilmente cedida por Ana Paula Lapas]

Sem comentários:

Enviar um comentário