Páginas

domingo, 3 de fevereiro de 2019

CERTAME: iNstantes - Festival Internacional de Fotografia de Avintes


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

CERTAME: iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes
Direcção do Festival | Pereira Lopes
Vários locais
01 Fev > 03 Mar 2019


O iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes abriu as portas na passada sexta feira para a sua 6ª edição. Oferecendo um total de 26 exposições de fotógrafos de onze países, a mostra abarca um conjunto vasto de propostas que vão do fotojornalismo ao experimentalismo, primando uma vez mais pela qualidade e que faz dele um dos eventos incontornáveis no nosso país no campo da fotografia. Concebido e dirigido graças ao esforço e à paixão do fotógrafo Pereira Lopes, o Festival insere-se nas celebrações do “Mês da Vila de Avintes” e é organizado pela Junta de Freguesia local.

Ponto alto do certame, a homenagem prestada a Gérald Bloncourt expressa-se através de um conjunto de fotografias que revelam o olhar de compromisso do fotógrafo haitiano recentemente desaparecido com “os filhos dos grandes descobridores”. Esta mostra acompanha os passos dos portugueses que, nas décadas de 1950 a 70, emigraram a salto para França, focando-se em particular nas condições de miséria extrema da vida nos “bidonvilles” dos arredores de Paris, disso deixando o traço documental em imagens duras, fortemente expressivas, a dor da saudade sempre presente. Outro trabalho de enorme força e actualidade tem por título “O Fumo dos Dias”e é da autoria de Luís Carvalhido. Nele se retrata o viver de uma família de etnia cigana, completamente à margem da sociedade, num quotidiano feito de raiva, violência e dor. São imagens com uma enorme carga emocional, espelho dum tempo mais interessado em erguer muros do que em derrubá-los.

Ainda no âmbito do Certame, tempo para apreciar “Embarcações Mortas”, do grego Theo Kefalopoulos, “Sons Alpinos”, de José Fangueiro e “Paisagens Transversas”, da brasileira Lilian Barbon, trabalhos diferentes nas suas propostas mas com resultados deveras interessantes. Manuela Vaz apresenta-nos o delicadíssimo “Finitude”, folhas mortas conservadas num vetusto bloco de notas trabalhadas cinquenta anos depois com recurso à cianotopia, dando origem a um conjunto de imagens de enorme beleza, poemas visuais a oferecerem-se por inteiro aos sentidos do visitante. Teresa Charlín oferece-nos um olhar feminista no provocador “A Vida Efémera”, projecto conceptual de replicação do “Jardim do Éden” que serve de base de diálogo sobre os valores da autenticidade. Adriano Miranda recupera “Carvão de Aço”, um projecto documental dos idos de 1992 onde é desvendado o quotidiano dos mineiros do Pejão, num mundo escuro e sufocante quatrocentos e vinte metros abaixo do solo. Destaque ainda para os projectos “Pelos Caminhos das Pedras – Lavadores” e “Ausência”, respectivamente de Adelino Marques e Jorge Pedra, o primeiro pela beleza das paisagens retratadas as quais adquirem uma nova dimensão porque expostas ao ar livre na Quinta da Agraceira, num enquadramento natural absolutamente ímpar; o segundo pela associação entre a fotografia e a poesia, as imagens extraordinariamente complementadas pelas palavras de Alfredo Jorge, Ana Filipe, Maria Afonso e Jorge Velhote.

Das restantes propostas visitadas nesta 6ª edição do iNstantes, refira-se o interessantíssimo projecto da colombiana Juanita Gonzalez, “O Que Guardamos em Nós”, e que associa imagens e sons em contexto de pessoas fortemente marcadas por perturbações do foro da depressão. José Luís Santos oferece-nos uma parte da sua visão da “Rota da Seda”, Sofia Mota convida-nos a reflectir sobre os “Mistérios da Fé!?”, José Carlos Costa leva-nos numa viagem pela “Veneza Ilusória” e Teresa Ricca deixa-nos os ambientes de pesca artesanal em Vila Chã, Mira e Laxe (Corunha), numa belíssima colecção de fotografias intitulada “Há Muito Mar, em Terra”. Finalmente, no formoso espaço aberto do Largo do Palheirinho, Tiago Martins expõe “Banco de Pescadores – Aguda”, curioso retrato das gentes do mar daquela pequena localidade piscatória a norte de Espinho. Isto e muito mais para ver no iNstantes 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário