Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

EXPOSIÇÃO DE PINTURA: "Viacrucis - A Pintura como Interrogação"


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO DE PINTURA: “Viacrucis – A Pintura como Interrogação”,
de Jaime Silva
Museu Municipal de Espinho
19 Jan > 02 Mar 2019


A Galeria de Exposições Amadeo de Souza-Cardoso, no Museu Municipal de Espinho, acolhe até ao próximo dia 02 de Março a exposição retrospectiva de Jaime Silva, “Viacrucis – A Pintura como Interrogação”, com curadoria de Helena Mendes Pereira. Numa parceria com a Fundação Bienal de Arte de Cerveira, propõe-se uma abordagem antológica a partir de cerca de 80 pinturas do artista, às quais se somam mais de duas centenas de desenhos dos seus “Cadernos de Sombras” e “Cadernos de Pesquisa”, cobrindo um espaço temporal superior a quatro décadas, entre 1975 e 2018.

Tendo começado por exprimir a sua pintura através da figuração livre de pendor expressionista, Jaime Silva abraça o abstraccionismo de forma quase compulsiva no início dos anos 1980, com muito poucas concessões até aos nossos dias. Esta transição encontra-se particularmente bem documentada através das obras expostas, intuindo o visitante a interrogação que o artista se colocou a si próprio e que porventura o acompanhou – e acompanha! - sobre a Arte, a sua essência e fundamentos, as formas que pode tomar e os seus próprios limites. Perante conjunto tão vasto de obras, cujo carácter se afasta claramente do imediatismo e convoca a reflexão, não pode o visitante deixar de ser contaminado pelas inquietações expressas e de partir em busca de respostas.

Assumindo-se como uma “Viacrucis”, o percurso artístico de Jaime Silva contempla momentos de dúvida, inquietação e dor, certamente, mas também de uma enorme alegria e de louvor à vida, a paleta de cores vivas a denunciá-lo em muitas das obras expostas. Das telas de grande formato, quase megalómano, o gesto pictórico largo, aos belíssimos desenhos de nus retratados a carvão ou às representações labirínticas da série “Um Olhar Sobre o Palácio”, é toda uma vida dedicada à pintura que se oferece ao olhar do visitante, com tanto de belo como de humano. A não perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário