Páginas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

CONCERTO: "Viviane Canta Piaf"



CONCERTO: “Viviane Canta Piaf”
Casa da Criatividade
07 Dez 2018 | sex | 22:00


Depois de um mês fantástico dedicado por inteiro ao Jazz, a Casa da Criatividade mudou de registo neste início de Dezembro, convidando o seu público a escutar Viviane e, através da sua voz, a recordar Edith Piaf. Publicado há sensivelmente um ano, o álbum “Viviane Canta Piaf” serviu de referência a um programa preenchido integralmente por temas da lendária cantora, naquilo que constituiu uma emocionante viagem através dos momentos mais significativos duma carreira riquíssima e que fez dela uma das maiores embaixadoras da língua francesa de sempre. Tirando o máximo partido do virtuosismo de um naipe de cinco instrumentistas – Filipe Valentim no piano, Tó Viegas na guitarra acústica e guitarra portuguesa, João Gentil no acordeão, Bruno Vítor no contrabaixo e João Vitorino na guitarra elétrica –, Viviane transfigurou por completo a Casa da Criatividade, ora dando-lhe o cunho intimista dum café no Quartier Latin, ora conferindo-lhe a animação duma concorrida praça em Montmartre ou o luxo dum sumptuoso salão da Opera de Paris.

Senhora de uma voz extraordinariamente versátil, plena de graciosidade na pose e no gesto e com um francês límpido, Viviane encantou a plateia ao interpretar temas que são hoje verdadeiros ícones da “chanson française”. Interagindo com o público, a cantora lembrou episódios marcantes da vida de Edith Piaf, de “La Vie En Rose”, escrita pela própria Piaf e esquecida na gaveta até ser resgatada por um produtor, à noite de 28 de Outubro de 1949 em que a francesa cantou perante o seu público depois de saber que o pugilista Marcel Cerdan, o grande amor da sua vida, acabara de falecer num desastre aéreo nos Açores. Ao mesmo tempo, provou o quanto o mundo deve a Piaf e à imortalidade da sua música, trazendo à memória de todos um vasto leque de poemas que julgávamos esquecidos e melodias que tiveram o condão de convocar episódios de vida invariavelmente felizes.

De forma simples e subtil, Viviane soube conquistar o coração do público, ganhando a sua cumplicidade, a sua voz e as suas palmas a compasso em temas como “Je Ne Regrette Rien”, “Milord”, “Padam Padam” ou “Johnny Tu N'Est Pas Un Ange”. Realce-se a intensidade e a emoção que Viviane pôs na interpretação de “Comme Moi”, o “dueto” arrepiante que manteve com a própria Edith Piaf (projectada no ecrã, a sua voz em fundo) na canção “Mon Dieu” e ainda a sua própria e inspirada versão de “La Vie En Rose”, já no “encore”, a colocar um ponto final no programa. Bastariam estes três momentos para classificar com nota bem alta este concerto. Mas muitos outros houve a merecer destaque, nomeadamente os diálogos com o acordeão em “L'Accordeoniste” ou com o piano em “Le Noël De La Rue”. Sob o céu de S. João da Madeira, foi esta uma “soirée” única de celebração à vida e ao amor!

Sem comentários:

Enviar um comentário