Páginas

domingo, 16 de dezembro de 2018

CONCERTO: "Uma Noite de Natal no Alentejo"



CONCERTO: “Uma Noite de Natal no Alentejo”,
com António Zambujo e Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento
Cine-Teatro de Estarreja
15 Dez 2018 | sab | 21:30


Em plena quadra natalícia, não poderia ser mais adequada a proposta do Cine-Teatro de Estarreja para assinalar este momento festivo. Com “Uma Noite de Natal no Alentejo”, António Zambujo e o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento ofereceram ao público que lotou completamente o Cine-Teatro de Estarreja um serão fantástico, de tradição e emoção feito. À voz e aos acordes da guitarra de António Zambujo, juntou-se a força e harmonia de um dos mais carismáticos representantes do Cante Alentejano, para uma noite que irá ficar para sempre na memória de todos.

“Fui à fonte beber água / Achei um raminho verde / Quem o perdeu tinha amores / Quem o achou tinha sede”. Do cancioneiro tradicional alentejano se bebeu esta “Gota de Água”, tema que abriu o concerto, colocando desde logo a fasquia num nível muito alto. Zambujo retirou-se de seguida e, com o Rancho de Cantadores em palco, celebrou-se verdadeiramente o Natal no Alentejo, não apenas com temas de louvor ao Deus Menino mas também com temas mais mundanos, segundo a tradição. “O Menino”, “Quais são os Três Cavalheiros” ou “Janeiras” foram momentos marcantes, as vozes telúricas, no ponto ou no alto, a evocarem a quadra e, ao mesmo tempo, a transportarem os presentes ao âmago mais profundo do Ser Alentejano. Com Zambujo de novo no palco, cantou-se “O que é Feito Dela”, um tema composto por Miguel Araújo e gravado originalmente com o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento.

Preenchido maioritariamente pela música e pela voz de Zambujo, agora sozinho em palco, a segunda parte do concerto pôs o público a cantar alguns dos temas mais populares do cantor, de “O Pica do 7” a “Flagrante”, de “Zorro” a “Lambreta”. Introduzindo nos acordes das suas canções um cheirinho a Natal com temas como “Jingle Bells” ou “A Todos um Bom Natal”, António Zambujo deu uma nota do seu virtuosismo, ao mesmo tempo que arrancou saborosas gargalhadas ao público. Tempo ainda para um “cheirinho” do seu novíssimo trabalho “Do Avesso”, com “Moda Antiga” e “O Catavento da Sé” a abrirem o apetite e a sugerirem um CD no sapatinho. O concerto terminaria com “Trago Alentejo na Voz”, um tema recuperado do primeiro álbum do cantor, “O Mesmo Fado” (2002) e cantado em conjunto com o Rancho de Cantadores.

Zambujo e o Côro seriam “obrigados” a regressar ao palco graças à insistência do público, dando as despedidas com os deliciosos “A Moda do Meu Chapéu” e “Fui Colher Uma Romã”, esta última a fazer recuar aos primórdios de Vitorino e a “Os Malteses”, álbum icónico do cantor, editado em 1977. O Rancho de Cantadores ainda interpretaria uma das suas cantigas, de forma informal, já no foyer do Cine-Teatro de Estarreja, enquanto António Zambujo autografava, para os interessados, exemplares do seu último trabalho. O final em beleza dum noite memorável!

Sem comentários:

Enviar um comentário