Páginas

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

EXPOSIÇÃO DE PINTURA: "Eterno Retorno"



EXPOSIÇÃO DE PINTURA: “Eterno Retorno”,
de Rosa Bela Cruz
Biblioteca Municipal de Ovar
24 Nov 2017 > 06 Jan 2018


O olhar é doce, de um azul-água cristalino. Na cabeça, um lenço igualmente azul, como que prolonga o rosto e o torna ainda mais belo. Levemente cerrados, os lábios carmim oferecem-se, aveludados. A pele adivinha-se macia na suave curva do pescoço. Mas logo o desconforto dum ombro coberto por uma blusa às riscas azul-cinza, a remeter para estrelas de seis pontas, comboios que avançam na noite, tempos sombrios, soluções finais. Na penumbra, sobre o lado direito, há grades que ensombram ainda mais o quadro, intrometendo-se entre a figura da mulher e o espectador. Só o olhar trespassa a hedionda barreira, recusando o conformismo. É triste, aquele olhar.

A pintura de Rosa Bela Cruz tem esta capacidade de dar a ver para além das aparências. É assim com este quadro que se acaba de descrever – uma obra que a artista levou recentemente à 2ª Bienal de Arte de Gaia, onde integrou o núcleo “Artistas pela Paz”. Como o é com as restantes obras expostas neste “Eterno Retorno”, num total de 31, de tamanhos e formatos variados, em diferentes suportes, e que podem ser agora vistas na Biblioteca Municipal de Ovar. Uma exposição feita de emoções, onde a tristeza se mescla com a interrogação, a dor com o desafio.

Limitando a representação das suas figuras ao género feminino - “emaranhado de mulheres, onde me procuro”, declamou a poetisa Aurora Gaia no ato de inauguração da exposição - adivinha-se em Rosa Bela Cruz uma tentativa de combater a intersecção das questões de género com outro tipo de discriminações, ainda tão presentes na nossa sociedade. Num permanente jogo de olhares, a artista coloca o espectador no papel de interlocutor, convocando a reflexão e o diálogo. No limite, é uma “pintura de intervenção”, assumindo de forma clara o papel da arte como instrumento de denúncia. Independentemente desta sua dimensão interventiva, “Eterno Retorno” é uma exposição que se sorve com redobrado prazer. Do conjunto exposto emana uma subtil harmonia. Os quadros são duma beleza imensa, sobrelevando a qualidade técnica da artista e o seu enorme bom gosto na forma como tira partido da cor. Uma exposição imperdível e que pode ser vista até ao próximo dia 06 de Janeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário