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domingo, 20 de abril de 2025

CONCERTO: Carla Maffioletti & Solistas da Orquestra Sinfónica da Casa da Música



CONCERTO: Carla Maffioletti & Solistas da Orquestra Sinfónica da Casa da Música
Com | Carla Maffioletti (soprano), Ana Madalena Ribeiro (violino), Ianina Khmelik (violino), Mateusz Stasto (viola d’arco), Nikolai Gimaletdinov (violoncelo)
Capela de Santo António
19 Abr 2025 | sab | 17:00


Em Sábado de Aleluia, a Capela de Santo António acolheu a conceituada soprano internacional Carla Maffioletti, acompanhada de um quarteto de cordas, membros e importantes solistas da Orquestra do Porto Casa da Música, para um concerto alusivo à quadra que atravessamos. Acorrendo em grande número àquele espaço de culto, o público teve a oportunidade de escutar uma das maiores intérpretes brasileiras de canto lírico, com uma carreira de enorme sucesso onde se inclui a participação, como solista, nos concertos do violinista André Rieu ao longo de doze anos, além de sete anos de carreira em grandes companhias de ópera europeias, como o Luzerner Theater (Suíça) e a Gießen Opera House (Alemanha). A parte instrumental esteve a cargo de Ana Madalena Ribeiro (violino), Ianina Khmelik (violino), Mateusz Stasto (viola d’arco) e Nikolai Gimaletdinov (violoncelo), este último chefe de naipe da Sinfónica da Casa da Música, violoncelista convidado da Orquestra Sinfónica do Teatro Mariinski e da Camerata Bern e violoncelista principal da Orquestra Filarmónica de São Petersburgo no período entre 2011 e 2016.

Privilegiando o repertório clássico, o concerto mostrou uma enorme maleabilidade na disposição do alinhamento, juntando no mesmo programa nomes como os de Bach e Piazzolla, Schubert e Leonard Cohen, Rossini e Madredeus. Instrumental, o primeiro tema prestou homenagem a Joseph Haydn, compositor que ficou conhecido como “o pai dos quartetos de cordas” graças ao desenvolvimento magistral desta forma musical ao longo de toda a sua carreira, tendo escrito mais de sessenta quartetos. Aclamada como uma das obras-primas do compositor, o quarteto de cordas Op. 76 N.1 em Sol Maior foi a peça eleita para abrir o concerto e teve o condão de mostrar a excelência técnica do agrupamento e, ao mesmo tempo, predispor os presentes para uma hora de excelente música. Já com Carla Maffioletti em palco, a “Ave Maria” de Caccini / Vavilov revelou-se sublime, com a soprano a sublinhar o tom lamentoso e de uma tristeza infinita da peça graças à sua enorme expressividade vocal e excelência técnica.

“Serenata”, de Franz Schubert, “O Mio Bambino Caro”, de Giacomo Puccini (da ópera “Gianni Schichi”) e “Pie Jesu”, de Andrew Lloyd Weber, preencheram os momentos seguintes com qualidade crescente e uma alegria contagiante, aos quais não foi alheia a presença empática de Carla Maffioletti com o público. Seguiu-se novo momento instrumental, com a “Ária da Quarta Corda” [segundo andamento da Suite nº 3 para Orquestra, em Ré Maior, BWV 1068], de Johann Sebastian Bach, a impor-se em beleza e harmonia. O clima de espiritualidade saiu reforçado com a interpretação do “Panis Angelicus” (“pão dos anjos”), de Cesar Franck, um tema litúrgico dedicado à Sagrada Eucaristia, para logo ser quebrado com “La Danza”, de Gioachino Rossini, uma divertida tarantela a convidar palmas a compasso, às quais o público correspondeu com energia e sorrisos. “Libertango”, de Astor Piazzolla foi o último tema instrumental da noite, aos quais se seguiram “Oblivion”, também de Piazzolla e, numa homenagem a Portugal e ao bisavô da soprano, natural de Aveiro, “Haja o que Houver”, dos Madredeus. Já no encore, Maffioletti e o quarteto de cordas ainda interpretariam “Hallelujah”, fechando com chave de ouro um precioso concerto de Páscoa.

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