Páginas

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "De la Mer à la Terre"


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “De la Mer à la Terre”,
de Cédrine Scheidig
Encontros da Imagem de Braga 2023
Salut au Monde!
23 Set > 04 Nov 2023


A descentralização como princípio dos Encontros da Imagem de Braga leva-nos até à Galeria Salut au Monde!, no Porto, onde Cédrine Scheidig apresenta “De la meu à la Terre”. Na sua primeira exposição em Portugal, a fotógrafa franco-caribenha baseada em Paris apresenta uma seleção de imagens das suas séries mais recentes — “A Terceira Ilha” e “As Manhãs, o Fogo” —, reunidas sob o título “Do Mar para a Terra”e retratando duas faces de uma mesma realidade: a vida da juventude antilhana nos dois lados do Atlântico. O primeiro projecto explora a “terceira ilha”, constituída por populações caribenhas que vivem nos arredores de Paris. Navegando entre esta outra forma de insularidade urbana e concreta e os seus espaços de fuga, a fotógrafa explora numa investigação livre e poética a presença de corpos e imaginários caribenhos na Paris suburbana de ontem e de hoje.

Nos segundos projectos — nascidos do seu fascínio pela cultura urbana nos mundos caribenhos —, Scheidig explora os espaços onde esta cultura é habitada, hibridizada e transformada diariamente. Rompendo com o imaginário paradisíaco e os estereótipos associados às caribenhas, as fotografias oferecem representações alternativas da vida na ilha e retratos ternos da masculinidade negra, numa exploração da cidade pós-colonial como um lugar onde as identidades afro-descendentes são continuamente experimentadas, aprendidas, transcendidas e redefinidas. Ambas as realidades se encontram e dialogam no espaço de exposição, oferecendo um retrato vibrante de uma geração que está a redefinir a nossa compreensão das identidades franco-caribenhas nos dias de hoje.

Cédrine Scheidig [https://cedrinescheidig.cargo.site/] divide o seu trabalho entre a Europa e as Américas, explorando a negritude e os espaços onde ela é habitada, redefinida e transformada diariamente. Formada na École Nationale de la Photographie d’Arles (2021), o seu trabalho já foi apresentado em diversas exposições coletivas, incluindo no Fotografia Europea Festival (2023, Itália), Rencontres Photographiques de Guyane (2023, Guyane), Plat(t)form Fotomuseum Winterthur (2022, Suiça), Dior Prize w/ LUMA Foundation (2021, Arles), Rencontres internationales de la photographie (2021, Arles) e teve uma exposição a solo na Maison Européenne de la Photographie em Paris, em Fevereiro 2023. Foi nomeada pelo British Journal Photography «Ones to Watch» (2022, UK) e finalista no prémio C/O Talent Award (2022, Alemanha). Em 2021, ganhou o Dior Photography and Visual Arts Award for Young Talents (Arles).

Sem comentários:

Enviar um comentário