Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "Ovar na Fotografia de Teófilo Rego"


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Ovar na Fotografia de Teófilo Rego”
Curadoria | Inês Azevedo, Joana Mateus
Investigação | Casa da Imagem, Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, Guilherme Terra
Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense
27 Nov 2022 > 15 Abr 2023


A mais recente proposta do Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense leva-nos ao encontro de Teófilo Rego e da sua fotografia. Personalidade portuense do século XX, Teófilo Rego nasceu no Brasil, a 2 de Julho de 1914. Em 1924 veio repatriado para o nosso país, ficando órfão no ano seguinte. Ingressa então nas Oficinas Marques Abreu onde irá manter-se até 1944, desenvolvendo conhecimentos nas áreas da gravura, fotogravura e tipografia. Antes de se estabelecer por conta própria, trabalhará dois anos nas oficinas da Lito Maia como fotógrafo de fotolito. Após este período, monta o seu próprio estúdio fotográfico onde começa por realizar clichés fotomecânicos para gravadores de etiquetas. O reconhecimento da genialidade do seu trabalho, aliado a um brio profissional irreparável, leva-o a percorrer o país de norte a sul, quer trabalhando para vários municípios, quer fazendo reportagens em fábricas, barragens, museus. Trabalhou com artistas e estudiosos na ilustração das suas obras, quer de arte, quer de ensino, e fez importante coberturas jornalísticas, nomeadamente a da Rainha de Inglaterra quando visitou, no Porto, a Feitoria Inglesa. Viria a falecer em 1993, deixando uma vasta obra que merece ser reconhecida.

Uma reduzida mas particularmente valiosa parte desse espólio pode ser apreciada no Museu Júlio Dinis - Uma Casa Ovarense, distribuindo-se entre a sala de exposições e o espaço da casa propriamente dito. São, na sua maioria, trabalhos fotográficos realizados no concelho de Ovar e região norte, com destaque para uma sequência de imagens do bairro piscatório e Barrinha de Esmoriz e do Carnaval de Ovar em 1956. A mostra integra ainda um curioso conjunto de objectos relacionados com o trabalho de Teófilo Rego, dos envelopes de papel glassine que acomodavam e protegiam as fotografias, à tabuleta publicitária da “Foto-Comercial Teófilo Rego”. A possibilidade de apreciar a exposição no âmbito de uma visita orientada pelas curadoras Inês Azevedo e Joana Mateus, ao final da tarde do passado dia 26 de Janeiro, representou um momento único de fruição e partilha, assente não apenas na descrição e explicações em torno dos materiais expostos, mas sobretudo numa laboriosa e criativa performance que pretendeu cruzar os universos do “patrono” Júlio Dinis e do “convidado” Teófilo Rego.

A copa, lugar de convívio da família, foi o ponto de partida desta visita performativa, dando a ver o quanto a casa, espaço de reprodução e manutenção, e a indústria, espaço de produção, coincidiam no caso da “Foto-Comercial” de Teófilo Rego. A contabilização de um espólio onde cabem pratos, copos, talheres, alguidares ou uma ratoeira, a par de folhas de papel fotográfico de várias marcas e tamanhos, fotografias pintadas, peras de sopro ou cabos de disparador, reforça a ideia de mistura dos espaços. Nas paredes do “quarto da Maria” desenha-se o mapa dos “passeios de Quintino” e dos “percursos de Carlos”, descritos na obra “Uma Família Inglesa”, devidamente ilustrado com imagens de Teófilo Rego. Neste caso, é bem patente a ruralidade inscrita nos habitantes e nos espaços da urbe, apesar de texto e imagem se encontrarem a uma distância de cem anos entre si. Na sala, evoca-se uma vez mais o imaginário bucólico através do diálogo entre as obras de Júlio Dinis “O Canto da Sereia”, “A Morgadinha dos Canaviais” e “As Pupilas do Senhor Reitor” e um conjunto de positivos da autoria de Teófilo Rego. Finalmente o quarto, lugar de intimidade e de todas as revelações, primeiro laboratório fotográfico do artista onde, segundo relembra Hortência, a filha, o pai revelava “nos pés da cama”. A merecer atenta visita, a exposição pode ser vista até 15 de Abril, coincidindo a finissage com o lançamento do respectivo Catálogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário