EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Pholi[a]o”,
de Frederico Martins
Praça da República, Ovar
22 Jun > 29 Ago 2021
Verdadeira sala de visitas da cidade de Ovar, a Praça da República acolhe, por estes dias, a mostra de fotografia “Pholi[a]o”, conjunto de imagens de grande formato, a cores e a preto e branco, distribuídas criteriosamente pelo espaço fronteiro à Câmara Municipal de Ovar e que têm por objectivo retratar, para memória futura, essa grande festa das gentes vareiras que é o Carnaval. Evento cimeiro da programação desenhada para assinalar o Dia do Município, a exposição tem a assinatura do feirense Frederico Martins, fotógrafo de moda há 15 anos, que desenvolve o seu trabalho entre Paris, Milão, Londres e Nova Iorque e vem retratando, para algumas das mais conceituadas revistas de moda mundiais, celebridades tais como Milla Jovovich, Cristiano Ronaldo, Mariacarla Boscono, Antonio Banderas, Olivier Rousteing, Alexander Wang ou Anthony Vaccarello.
Bom gosto, refinamento e elegância, consistência visual, energia pura e um toque de magia no tempo de um clique, são alguns dos ingredientes que ajudam a definir a fotografia de Frederico Martins. Na forma como trabalha ao detalhe cada um dos seus retratos, como da luz e da cor retira o maior partido, como sabe valorizar a garridice e o brilho dos trajes, a atitude provocatória dos foliões, a autenticidade que emana de cada gesto, de cada olhar, o artista transmite na perfeição os traços de uma intensa simbiose entre o real e o encenado, juntando o fólio à folia e inculcando na sua fotografia os traços distintivos da nossa maior festa. Daqui resulta um manancial de cor, vida e emoção, em imagens únicas, plenas de sofisticação, luminosidade, beleza e deslumbramento que não nos cansamos de apreciar.
Seja de forma objectiva, vendo na fotografia o seu valor artístico, valorizando-lhe o campo, a luz e o enquadramento, seja com os olhos do coração, um familiar, um vizinho ou um amigo ali tão bem retratado, é certo que “Pholi[a]o” não consegue deixar ninguém indiferente. Ao mergulharmos nas imagens, volta a ser domingo gordo: Mestre-sala e porta-bandeira rodopiam na praça, passistas e bateria dão tudo de si num samba-enredo de cortar a respiração, máscaras, trajes, piadas, carros alegóricos e tudo o mais que imaginar se possa rompem à nossa volta, deixando-nos embriagados com tanta cor e ritmo, com tanta alegria e imaginação. É “Carnaval de Ovar de Corpo & Alma”. Pode a pandemia tolher-nos o gesto e impedir-nos de celebrar em comunhão o Entrudo, mas não nos rouba o coração vareiro nem elimina dos nossos genes a mais genuína folia. As imagens de Frederico Martins estão aí para o comprovar. Até finais de Agosto, a não perder.
Sem comentários:
Enviar um comentário