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LUGARES: Museu do Carro Eléctrico
Alameda Basílio Teles, 51 – Porto
Horário de Abertura – De
terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00 e à segunda-feira das
14h00 às 18h00.
O Museu do Carro Eléctrico foi fundado
em 1992 com o objectivo de preservar e divulgar uma vasta colecção
de carros eléctricos, atrelados e veículos de mercadorias de
inegável valor patrimonial. Instalado na antiga Central
Termoeléctrica de Massarelos – projecto da autoria do Engenheiro
Couto dos Santos onde sobressaem motivos Arte Nova de inegável
interesse -, o espaço oferece ao público a possibilidade de
contactar de perto com espécies e artefactos ilustrativos e
representativos da história e desenvolvimento dos transportes
públicos urbanos sobre carris da cidade do Porto, desde 1871 até à
década de 1950, propondo um conjunto de experiências com tanto de
divertido como de enriquecedor.
Enorme, lindíssima, a primeira nave abriga duas dezenas de significativos exemplares que vão do Carro de
Tracção Animal nº 8 “O Americano”, adquirido na década de
1870 à companhia inglesa “The Starbuck Car & Wagon Company,
Ltd.”, ao Troleicarro nº 23, de um piso, da marca italiana BUT
Leyland e no qual muitos ainda se lembrarão de ter viajado. Mas há
mais, do Carro Eléctrico nº 100, réplica de um veículo construído
na primeira década deste século e que ardeu num grande incêndio
que deflagrou na Estação da Boavista em Fevereiro de 1928, ao Carro
Eléctrico nº 274 construído em 1928 nas oficinas da Companhia
Carris de Ferro do Porto e o exemplar mais pesado de quantos se
encontram em exibição, com as suas 17 toneladas, do Carro Eléctrico
nº 269, cujas janelas eram retiradas durante os meses mais quentes
do ano e em cujo interior era permitido fumar, sendo conhecido pelo
nome de “fumista”, aos curiosos Carros de Trabalho, nomeadamente
o Carro Torre Vagão nº 49, a Vagoneta nº 80 ou a Zorra nº 58,
viaturas de apoio usadas para resolver as situações que obrigavam à
interrupção da circulação.
Na nave adjacente, elevada, igualmente
ampla e luminosa, pode o visitante perceber a complexidade do Posto
de Transformação de Massarelos, instalado durante a década de 1960
e verdadeiro ponto de viragem nos sistemas tecnológicos. Era a
partir daqui que a energia já transformada era fornecida às novas
subestações do “tipo abandonadas”, ou seja, sem a presença
constante de funcionários, espalhadas ao longo da rede urbana dos
recém-criados Serviços de Transportes Colectivos do Porto (STCP).
Educativo e imensamente lúdico, este espaço museológico permite
compreender de que forma a evolução do carro eléctrico transformou
a cidade, numa extensão de um processo produtivo de energia que lhe
serviu de suporte. A história deste fluxo de energia, que parte da
Central de Massarelos e dá origem ao movimento das viaturas pela
cidade, reflecte-se no Museu do Carro Eléctrico e nos seu variados
discursos, fundamentando a reinvenção do espaço.
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