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quarta-feira, 21 de agosto de 2019

LUGARES: Museu do Carro Eléctrico


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LUGARES: Museu do Carro Eléctrico
Alameda Basílio Teles, 51 – Porto
Horário de Abertura – De terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00 e à segunda-feira das 14h00 às 18h00.


O Museu do Carro Eléctrico foi fundado em 1992 com o objectivo de preservar e divulgar uma vasta colecção de carros eléctricos, atrelados e veículos de mercadorias de inegável valor patrimonial. Instalado na antiga Central Termoeléctrica de Massarelos – projecto da autoria do Engenheiro Couto dos Santos onde sobressaem motivos Arte Nova de inegável interesse -, o espaço oferece ao público a possibilidade de contactar de perto com espécies e artefactos ilustrativos e representativos da história e desenvolvimento dos transportes públicos urbanos sobre carris da cidade do Porto, desde 1871 até à década de 1950, propondo um conjunto de experiências com tanto de divertido como de enriquecedor.

Enorme, lindíssima, a primeira nave abriga duas dezenas de significativos exemplares que vão do Carro de Tracção Animal nº 8 “O Americano”, adquirido na década de 1870 à companhia inglesa “The Starbuck Car & Wagon Company, Ltd.”, ao Troleicarro nº 23, de um piso, da marca italiana BUT Leyland e no qual muitos ainda se lembrarão de ter viajado. Mas há mais, do Carro Eléctrico nº 100, réplica de um veículo construído na primeira década deste século e que ardeu num grande incêndio que deflagrou na Estação da Boavista em Fevereiro de 1928, ao Carro Eléctrico nº 274 construído em 1928 nas oficinas da Companhia Carris de Ferro do Porto e o exemplar mais pesado de quantos se encontram em exibição, com as suas 17 toneladas, do Carro Eléctrico nº 269, cujas janelas eram retiradas durante os meses mais quentes do ano e em cujo interior era permitido fumar, sendo conhecido pelo nome de “fumista”, aos curiosos Carros de Trabalho, nomeadamente o Carro Torre Vagão nº 49, a Vagoneta nº 80 ou a Zorra nº 58, viaturas de apoio usadas para resolver as situações que obrigavam à interrupção da circulação.

Na nave adjacente, elevada, igualmente ampla e luminosa, pode o visitante perceber a complexidade do Posto de Transformação de Massarelos, instalado durante a década de 1960 e verdadeiro ponto de viragem nos sistemas tecnológicos. Era a partir daqui que a energia já transformada era fornecida às novas subestações do “tipo abandonadas”, ou seja, sem a presença constante de funcionários, espalhadas ao longo da rede urbana dos recém-criados Serviços de Transportes Colectivos do Porto (STCP). Educativo e imensamente lúdico, este espaço museológico permite compreender de que forma a evolução do carro eléctrico transformou a cidade, numa extensão de um processo produtivo de energia que lhe serviu de suporte. A história deste fluxo de energia, que parte da Central de Massarelos e dá origem ao movimento das viaturas pela cidade, reflecte-se no Museu do Carro Eléctrico e nos seu variados discursos, fundamentando a reinvenção do espaço.

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