Páginas

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "Contrast III - A Fotografia no Ensino Superior"



EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Contrast III - A Fotografia no Ensino Superior”
Vários artistas
Centro Português de Fotografia
09 Nov 2024 > 27 Abr 2025


“Começámos por escutar o que as imagens têm para dizer. Pequenas notas que dão, através de um gesto, de uma árvore, de um edifício, de um corpo de água, de um ponto de fuga, de um signo…. Fomos à procura de representações que não nos revelassem tudo, que nos deixassem a questionar o porquê de elas existirem. A sua ressignificação surge aquando da reestruturação interpretativa da obra, um processo de indagação intuitivo e analítico que tenta compreender as intenções originais de quem a produz, sendo a sua realocação no espaço guiada pelas ideias de arquétipo e símbolo. Cada fotografia é contaminada por filtros sociais, culturais e políticos impressos na superfície ou no subtexto, algo que na sua natureza evidencia as ligações continuamente vinculativas entre a identidade do artista e as contingências da cultura e sociedade onde as suas ideias germinaram. A sofisticação e o mistério presente nas imagens alimentam uma ideia de profundidade, que advém da preocupação com as origens, ou se quisermos de um mergulho em zonas singulares da psique humana.”

As palavras de Artur Leão, um dos elementos da coordenação do projecto “Contrast”, resumem na essência os trinta e quatro trabalhos de quase meia centena de artistas, patentes no Centro Português de Fotografia, os quais, por sua vez, são o reflexo do trabalho em rede de um conjunto de iniciativas  artísticas multidisciplinares nos domínios da Arte, Arquitectura, Design e Fotografia. Contando com o envolvimento direto de doze escolas de Ensino Superior a leccionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas - ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP, IPT e UL.CUP -, o projecto propõe-se actuar no campo da dinamização cultural interdisciplinar, focado na criação de obras artísticas, na programação de obras preexistentes e em acções específicas de desenvolvimento de públicos, envolvendo as instituições parceiras e comunidades locais, proporcionando a participação activa na criação e fruição das artes de diversos públicos e servindo as iniciativas propostas como territórios documentais e artísticos para diversos projectos.

Riquíssimos na sua diversidade, os vários trabalhos dialogam entre si ao encontro de novas concepções de reparar e fixar os momentos que marcam o quotidiano. Do enorme cuidado posto na disposição das imagens ao interesse e relevância dos assuntos abordados , “Contrast III” oferece todo um manancial de ensinamentos, pedindo ao visitante atenção e reflexão sobre aquilo que se oferece ao seu olhar. Projectos de fotografia documental, abordagens fotográficas à arquitectura e à paisagem, preocupações sociais e ambientais, sequências narrativas, fotojornalismo ou a exploração pura e simples do potencial artístico da fotografia com recurso às mais variadas técnicas, de tudo um pouco é possível explorar numa exposição que se apresentação sob o signo da “alteridade, ausência e origem”. Patente está também o livro que reúne as várias contribuições para esta edição do projecto [AQUI], editado pela scopio Editions e considerado um elemento essencial para o projecto “Contrast”, já que potencia a sua disseminação e garante uma memória física passível de ser consultada e estudada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário