Páginas

segunda-feira, 22 de maio de 2023

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "Mulheres e Resistência"


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Mulheres e Resistência”,
de Milton Ostetto
Curadoria | Lucila Horn
iNstantes - Festival Internacional de Fotografia de Avintes
Casa da Cultura de Avintes
28 Abr > 31 Mai 2023


“Feminismo é Revolução”. Inscrita no peito de uma jovem mulher, punho erguido e cerrado, na boca a raiva de um grito, a palavra de ordem parece concentrar em si a força que brota do conjunto de fotografias que Milton Ostetto trouxe à décima edição do iNstantes - Festival Internacional de Fotografia de Avintes. São vinte imagens a preto e branco, captadas em diferentes momentos e lugares, que dão conta da luta da mulher num Brasil tomado pelo conservadorismo e assolado por interesses do capitalismo neoliberal, materializado pelo “golpe” de 2016 que resultou na eleição de Jair Bolsonaro. Suster o ataque aos direitos dos trabalhadores ou às leis que protegem o ambiente, pôr fim à violência doméstica ou à discrimação e ao ódio racial e de género, tal é o objectivo que move estas mulheres. Por isso ocupam praças e ruas, por isso “gritam, berram e não se calam”, assumindo um protagonismo que deve ser visto como exemplo do que é estar activo e vigilante numa sociedade afastada dos valores da igualdade, da justiça e da democracia.

No texto que acompanha a exposição, a curadora Lucila Horn escreve: “Para falar da relação mulheres e resistência, podemos lembrar, de um passado não tão distante, da presença do movimento feminista na luta contra a ditadura militar no Brasil, bem como na Constituição nacional de 1988 que, pelo menos no papel, tornou a igualdade entre homens e mulheres cláusula pétrea. No entanto, apesar de leis como a Maria da Penha (2006), a violência contra a mulher continua sendo uma constante, e o país ainda não enfrentou o tema do aborto, que com algumas exceções permanece ilegal no país.” É esta realidade que serve de mola propulsora para que estas mulheres se unam por causas tão nobres e tão justas, no Brasil como na generalidade dos países da América Latina, onde apenas Argentina, Cuba, Uruguai, Guiana e quatro entidades territoriais do México descriminalizaram a interrupção voluntária da gravidez.

Milton Ostetto não é um estreante no iNstantes. Em 2016 e 2018 trouxe a Avintes o “Varal de Trajano”, movimento do qual é mentor juntamente com Kleber Steinbach e Alexandre Freitas. Já na edição de 2020, com os fotógrafos Tadeu Vilani e Orlando Azevedo, apresentou a exposição “Tás co’ Olho!?”, extraordinário documento sobre a presença e as influências açorianas no Brasil, da toponímia ao folclore, das festas a uma vida de trabalho votada ao mar. Com “Mulheres e Resistência”, o artista volta a dar mostras da sua enorme sensibilidade e de um sentido estético sobejamente apurado, qualidades reforçadas pelas mensagens que se inscrevem num gesto, num olhar, numa expressão. Ao encontro destas mulheres, as imagens funcionam como espelho e convidam à acção. Falam das histórias ligadas à terra, clamam pelo fim da violência contra as mulheres, lutam por uma vida digna nos baldios, vilas e favelas, reivindicam o aborto livre, seguro e gratuito. Só até 31 de Maio, na Casa da Cultura de Avintes.

Sem comentários:

Enviar um comentário