Páginas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "O Olhar Comprometido" | Nicolás Muller


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “O Olhar Comprometido”,
de Nicolás Muller
Mostra Espanha 2021
Centro Português de Fotografia
23 Out 2021 > 20 Fev 2022


Nicolás Muller faz parte da linhagem de grandes fotógrafos húngaros onde se inserem, entre outros, André Kertész, László Moholy Nagy, MartinMunkácsi, Eva Besnyö, Mari Mahr e Robert Capa. Nascido no seio de uma abastada família, encetou estudos de advocacia que viria a abandonar rapidamente para desgosto do pai. A viver em Budapeste, começa a fotografar aos 24 anos para a editora Athaenaeum e, em 1937, parte à descoberta da Hungria humilde, “feudal e repressiva”. Esses momentos serão cruciais para a sua carreira, contribuindo para um tão grande comprometimento do seu olhar. A ascensão do nazismo e o crescimento das políticas anti-semitas levou-o a fugir para o sul da Europa, viajando por Itália, França, Portugal e Marrocos, até se estabelecer em definitivo em Espanha, onde viria a morrer em 2000, aos 87 anos de idade. São duma Europa massacrada e cheia de cicatrizes os registos que compõem esta notável exposição que, até ao dia 20 de Fevereiro do próximo ano, pode ser apreciada no Centro Português de Fotografia.

Distribuídas por duas salas, as 126 fotografias que compõem esta exposição situam geograficamente o visitante nos países de origem, passagem e destino de Muller. Duas dezenas delas referem-se a Portugal e, tais como as restantes, documentam a forma como decorria a vida dos trabalhadores desse tempo e as duras condições a que estavam sujeitos. O facto de fazer recair o seu olhar sobre os mais desfavorecidos permite estabelecer um paralelismo entre os vários países e as distintas décadas em que Muller fotografa, sendo que alguns deles estavam sob o jugo nazi e os outros, embora tenham escapado a isso, viviam com as suas próprias ditaduras. Os espaços são inundados pelo preto e branco, ajudando à criação de um sentido documental, emotivo e marcante. Os grandes intervenientes são os trabalhadores, mas há também um grande número de imagens onde as crianças assumem o protagonismo, trazendo na inocência dos seus sorrisos a nota de esperança num mundo mais justo e melhor.

Como já foi dito, “O Olhar Comprometido” é uma viagem através dos países em que Nicolás Muller viveu. As imagens foram produzidas pelo Instituto Cervantes e pelo Ministério da Cultura de Espanha e datam entre 1937 e 1967. Nicolás Muller tentou apresentar uma seleção das suas melhores cem fotografias, mas tornou-se claro que havia muitas mais imagens que mereciam ver a luz do dia. Em 2015, quando o estúdio Muller em Madrid fechou definitivamente, a sua filha Ana Muller, também fotógrafa, encontrou uma caixa com três mil negativos que tinham sido esquecidos. Vendo a excecional qualidade destas imagens, muitas delas inéditas, decidiu dá-las a conhecer e, ao mesmo tempo, aproveitou a oportunidade para mostrar algum do material, também inédito, que o Arquivo Regional da Comunidade de Madrid conserva. Na época, muitas destas fotografias tinham sido reenquadradas e utilizadas em publicações; agora, podemos vê-las no seu formato original. É, portanto, uma oportunidade única para uma abordagem inicial à obra do artista ou para enriquecer o conhecimento que tínhamos dele e dos períodos a que as imagens dizem respeito. A não perder.

Sem comentários:

Enviar um comentário