Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2018

CIRCO CONTEMPORÂNEO: "inTarsi"



CIRCO CONTEMPORÂNEO: “inTarsi”
Direcção | Compañia de Circo “eia” e Jordi Aspa
Interpretação | Armando Rabanera Muro, Fabio Nicolini, Fabrizio Giannini, Manel Rosés Moretó
Direcção Musical | Cristiano Della Monica
Coreografia | Michelle Man
Cenografia | Compañia de Circo “eia” e El Taller del Lagarto
Produção | Compañia de Circo “eia” e La Destil-leria
Centro de Arte de Ovar
18 Mai 2018 | sex | 22:00


Num estrado circular – palco em cima do palco (!) - o actor #1 (chamemos-lhe assim) exercita-se, pondo uma pose de superioridade como que a dizer que é ele o dono e senhor do singular reduto. Um pouco abaixo, junto ao público, o actor #2 sobrepõe cuidadosamente estreitos prismas, três a três, até formar uma construção em forma de torre. Mas quando o actor #2 vai mostrar a sua construção ao actor #1, este, com um pontapé certeiro, deita por terra todo o seu trabalho. Surgem então o actor #3 e o actor #4 que, juntando-se ao actor #2, irão desapossar o actor #1 do seu palco. Agora em pé de igualdade, os quatro actores irão aprender a viver uns com os outros, a partilhar alegrias e tristezas, a ultrapassar as dificuldades e, finalmente, no mais elevado dos palcos, a serem um só, unos e indivisíveis, torre sólida e indestrutível.

No palco da vida, trazendo consigo uma mensagem de grande actualidade e alcance, “inTarsi” é um espectáculo que se vê com entusiasmo do princípio ao fim. Vivendo muito da mobilidade e plasticidade dos objectos em palco – um estrado circular que se desdobra em plintos e trampolins, escadas e armários, rampas e passereles –, o espectáculo conta, sobretudo, com um desempenho notável dos quatro actores, exímios em aliar às capacidades técnicas e físicas uma mímica extraordinária e um sentido de humor requintado. A forma como actores e objectos se articulam entre si propicia a criação de situações díspares, ora fazendo apelo às emoções mais primárias, o “frisson” num equilibrio instável ou no risco duma acrobacia, ora convocando gargalhadas e aplausos nos momentos de maior tensão ou nos mais hilariantes.

Depois de “Mundo Interior”, da Companhia de João Garcia Miguel e de “Smashed”, dos britânicos Gandini Juggling, foi agora a vez da Compañia de Circo “eia” visitar o Centro de Arte de Ovar na terceira das quatro sessões do “Circo ao Palco”. Galardoada com o Premio MAX das Artes Cénicas 2017 na categoria de “Melhor Espetáculo Revelação” e também nomeado para o mesmo prémio em duas outras categorias, o espectáculo “inTarsi” arrecadou ainda o Premio Especial do Júri nos Prémios Zirkolika da Catalunha em 2016. Na noite da passada sexta feira os catalães provaram a sua enorme qualidade, oferecendo um momento performativo completo que combinou as artes circenses, o teatro e a dança e proporcionou ao pouco público presente uma noite deveras especial.

Sem comentários:

Enviar um comentário