Páginas

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

CINEMA: "Batalha Atrás de Batalha" | Paul Thomas Anderson



CINEMA: “Batalha Atrás de Batalha” / “One Battle After Another”
Realização | Paul Thomas Anderson
Argumento | Paul Thomas Anderson, Thomas Pynchon
Fotografia | Michael Bauman
Montagem | Andy Jurgensen
Interpretação | Leonardo DiCaprio, Sean Penn, Benicio Del Toro, Teyana Taylor, Regina Hall, Wood Harris, Alana Haim, Shayna McHayle, Paul Grimstad, Dijon Duenas, Nia Leon, Tisha Sloan, Alberto Garcia, Eric Schweig, Tony Goldwyn, D.W. Moffett
Produção | Paul Thomas Anderson, Sara Murphy, Adam Somner
Estados Unidos | 2025 | Comédia, Acção, Crime, Drama. Thriller | 161 Minutos | Maiores de 16 Anos
Vida Ovar Castello Lopes
06 Set 2025 | seg | 15:55


Bob, um ex-revolucionário que vive marginalizado e sob o efeito constante de drogas, é puxado de volta à realidade quando a sua filha Willa desaparece. Lançado numa busca desesperada, o homem irá viver uma série de aventuras imprevisíveis, onde convergem as tensões do presente e o seu passado revolucionário. O regresso do seu grande antagonista, o Coronel Steven J. Lockjaw — um nome quase caricatural, a remeter para os vilões dos filmes da Marvel ou da DC Comics —, adiciona à acção uma camada extra de perigo e simbolismo, enquanto o filme explora temas candentes como o racismo, a imigração, a repressão estatal e o clima político polarizado, em particular na instável e conflituosa zona de fronteira entre os Estados Unidos e o México. Esta base sólida transforma o filme numa espécie de sátira mordaz, mas que, ao contrário de outras obras, se recusa a ser categorizada num único género cinematográfico, transitando entre a acção, a comédia, o drama e o thriller, com alguns pozinhos de ficção científica de permeio.

Apoiado numa trama simples, “Batalha Atrás de Batalha” apresenta uma narrativa multifacetada, provocadora e com um forte contexto político e social. O talento do elenco é um dos pontos altos da produção, dando vida a uma obra que se expande entre o hilariante o sombrio. Sean Penn encarna Lockjaw com uma intensidade repulsiva que cimenta o personagem como um verdadeiro vilão, num papel que é mais uma prova da sua capacidade de se transformar e impactar o público. Mesmo numa prestação breve, Benicio del Toro eleva-se ao melhor nível graças ao seu carisma inconfundível. Enfim, Leonardo DiCaprio brilha como Bob, num papel cómico e estranhamente cativante, revelador de um actor confortável em papéis excêntricos e complexos. A cena em que se esforça por recordar uma parte crucial de uma linguagem codificada é memorável, evidenciando o humor involuntário que permeia o filme. Tal como é memorável a cena da perseguição automóvel numa recta a perder de vista, toda ela em sobe e desce, capaz de deixar nauseados os espectadores mais sensíveis.

Apesar destas qualidades, a longa duração do filme e o excesso de linhas narrativas sobrecarregam o espectador, diluindo o impacto de algumas sequências. Ainda assim, esta obra de Paul Thomas Anderson destaca-se pela coragem de experimentar, pela actualidade e relevância dos temas abordados e pelo humor incisivo que, mais do que entreter, se destina a fazer pensar. Em suma, “Batalha Atrás de Batalha” é uma obra cinematográfica que provoca, diverte e desafia ao mesmo tempo. A mistura de géneros e a abordagem mordaz ao contexto político actual transformam o filme numa peça relevante no – paupérrimo, diga-se – contexto do cinema recente, enquanto os desempenhos marcantes de DiCaprio, Penn e companhia garantem um conjunto de momentos de excelente cinema. Longe de ser um filme perfeito, a sua ousadia formal e o comentário social penetrante elevam-no a um patamar acima do simples divertimento, reforçando a reputação de Paul Thomas Anderson como um mestre da sátira contemporânea.

Sem comentários:

Enviar um comentário