CONCERTO: “Sakamoto - 1996”
Com | João Vasco (piano), Pedro Lopes (violino), Fernando Costa (violoncelo)
Auditório de Espinho
07 Mar 2025 | sex | 21:30
Possuidor de uma vastíssima obra que se estende por mais de quatro décadas, Ryuichi Sakamoto é não só um dos compositores contemporâneos mais solicitados e aclamados, como provavelmente o mais versátil do panorama internacional. Quando se cumprem praticamente dois anos desde que nos deixou, a sua música continua a ser celebrada e a inspirar públicos de todas as gerações, reunindo um consenso de rara amplitude. De Bach a Debussy ou Schumann, de Steve Reich à música tradicional japonesa, do depurado tratamento melódico ao minimalismo surpreendente e cativante, a obra de Sakamoto evoca um eclético leque de influências que não deixa indiferentes aqueles que o escutam. As icónicas bandas sonoras que criou para filmes como “O Último Imperador”, “Babel”, “Merry Christmas Mr. Lawrence”, “Um Chá no Deserto” ou “O Monte dos Vendavais”, foram reunidas no trabalho discográfico “1996” – para piano, violino e violoncelo -, apresentado em duas digressões mundiais que consolidaram decisivamente o estatuto mítico deste músico e compositor.
Duas décadas volvidas, João Vasco inspirou-se na obra do mestre japonês para criar um conjunto de obras musicais que evocam o seu universo musical, daqui nascendo “2016”, disco e concerto apresentado em países de quatro continentes desde 2019. Para o concerto da passada sexta feira, num Auditório de Espinho completamente esgotado, o pianista João Vasco, acompanhado dos músicos Pedro Lopes (violino) e Fernando Costa (violoncelo), funde os dois trabalhos através da selecção de dez obras de “1996” e quatro obras de “2016”, fazendo-as acompanhar, à semelhança das apresentações do próprio Sakamoto, por obras de vídeo arte, concebidas por si para este projecto. Concerto de tributo a Ryuichi Sakamoto, “Sakamoto - 1996” recorre a partituras originais, disponíveis numa limitada e rara edição, supervisionada e revista pelo próprio autor. O trio de piano, violino e violoncelo criado pelo pianista e compositor João Vasco é, actualmente, uma das poucas formações no mundo a apresentar a obra “1996” em concerto.
Transportado numa viagem aos lugares intocados de uma natureza em estado puro, o público sorveu em êxtase um conjunto de temas de rara inspiração e beleza. Emotivos, inspirados, demonstrando um apuro técnico e um nível de cumplicidade absolutamente únicos, os músicos partiram ao encontro de temas reconhecíveis pela forma como recorrentemente são escutados nos mais variados contextos, sendo “Aqua” e “Merry Christmas Mr. Lawrence” os mais icónicos. Temas como “Rain” ou “Bibo no Aozora” reforçaram o carácter profundamente intimista da música de Sakamoto, fazendo da viagem um afago aos sentidos, ao encontro do mais fundo e querido de cada um dos espectadores. Mas foi nos temas de João Vasco que residiu a nota de maior surpresa. Uma surpresa feliz, porquanto a sua música se revela herdeira das particularidades conceptuais e formais de Sakamoto, sendo capaz, ao mesmo tempo, de agregar influências de um cancioneiro tradicional tão vasto e rico como o nosso. “Bernardo” é disso a prova provada, cotando-se como o ponto mais alto do concerto. Se “Sakamoto - 1996” foi um muito bom concerto, pergunto-me se “João Vasco - 2016” não teria sido excepcional.
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