Páginas

segunda-feira, 15 de abril de 2024

TEATRO: "O 25 de Abril Nunca Aconteceu"



TEATRO: “O 25 de Abril Nunca Aconteceu”
Texto e encenação | Ricardo Alves
Cenografia | Ricardo Alves, Sandra Neves
Figurinos | Inês Mariana Moitas
Interpretação | Beatriz Baptista, Eloy Monteiro, Ivo Bastos, Filomena Gigante, Mário Moutinho, Rodrigo Santos, Valdemar Santos
Produção | Teatro da Palmilha Dentada
90 Minutos | Maiores de 14 anos
Teatro Carlos Alberto
14 Abr 2024 | dom | 16:00


Como seria Portugal se Salgueiro Maia não tivesse parado no semáforo vermelho, tivesse chocado com um camião de entrega de pão e o 25 de Abril não tivesse acontecido? Nos 50 anos da Revolução dos Cravos, o Teatro Nacional São João convidou a Palmilha Dentada a aventurar-se numa ficção distópica. “O 25 de Abril Nunca Aconteceu” acompanha um dia na vida da família Freitas, numa estética devedora de filmes como “O Pai Tirano” e “O Pátio das Cantigas”. O mundo avançou, mas Portugal não. A PIDE continua ativa e cada vez mais ridícula. As crocs, tal como a coca-cola, são proibidas. O pai trabalha via Internet num esquema de extorsão de dinheiro a mulheres falantes de português espalhadas pelo mundo. A empresa, tal como as tipografias anteriores a 1974, é local de funcionamento de uma célula clandestina, que põe a circular informação sobre a ditadura portuguesa. É nela que se ensaia uma peça que reflecte sobre a ficção de ter havido, na verdade, um 25 de Abril e as pessoas viverem hoje melhor. O encenador é preso.

Não é preciso consultar nenhuma estatística para perceber que a percentagem daqueles que têm memória do “antes” e que viveram efectivamente o 25 de Abril é cada vez mais reduzida. Isso faz com que, inevitavelmente, haja o aspecto emocional que se perde, independentemente da passagem do testemunho vivido e dos registos dos livros de história. O lado imensamente afectivo do 25 de Abril é uma das suas marcas mais perenes e deve-se à intensa vivência que a dita “última revolução romântica do seculo XX” proporcionou àqueles que tiveram a felicidade de a viver. Saiu-se de um ambiente cinzento e taciturno para uma explosão de luz e de alegria, onde um regime decrépito se finou, com a multidão nas ruas a clamarem liberdade e os cravos a despontar dos canos das metralhadoras. Em algumas horas, passámos de um povo manso e obediente a um mar de gente onde em cada rosto se via uma esperança nascente. Mais do que os factos, a sensação de liberdade e a memória dessa embriaguez, dessa esperança desmedida, são o fundamental a celebrar em Abril.

Para o comemorar, a Palmilha Dentada escolheu fazê-lo desaparecer e, com isso, tornar mais vivo na nossa actualidade um “antes” de que alguns dizem ter saudades. O acto tem tanto de provocatório como de pedagógico. Nos trabalhos da Palmilha, o texto é pretexto e o humor é o contexto. O colectivo cultiva o seu público, não para lhe agradar, mas para o agarrar, para o trazer para as questões aparentemente simples que nos enformam como sociedade. Assim também é neste seu 25 de Abril falhado (a revolução, não a peça) - um retrato onde se efabula como se tudo hoje fosse (quase) como antes. Todos sabemos que a hipótese é absurda, que o regime estava moribundo, que se não fosse assim era assado e que se não fosse a 25 era a 26; mas a fábula é importante para a reflexão da realidade. O texto do Ricardo Alves é eficaz no nosso retrato: nós somos os Marcolinos, os Pôncios, os Rosendos e as Ofélias de hoje. Reconhecermo-nos neles é perceber de que forma teríamos conseguido chegar à liberdade se o Salgueiro Maia não tivesse parado no semáforo.

Mas temos de estar atentos, perceber que depende de nós que aquele que “ama o passado e que não vê que o novo sempre vem” não encontre espaço para a sua visão retrógrada e saudosista; estar preparados para agir, para novas formas de construir a democracia e preservar a liberdade. Os espectáculos da Palmilha habituaram-nos as cenas que se compõem à nossa frente e aos seus finais abruptos sem termos de esperar muito tudo acontece porque tem de acontecer e acaba porque tem de se acabar. Batemos palmas e seguimos com a nossa vida. Tratamos de regressar a casa em sossego, mesmo que com algo a bulir na nossa cabeça para além do riso e da boa disposição. Pensamos na peça e sentimos o dever de preservar e acarinhar as nossa liberdade e a nossa democracia. ASbandonar um pouco a afectividade sentimental pela data e abraçar a afectividade cerebral pelo seu significado. Substituir um bocadinho do coração por um pouco de pensamento construtivo. Efectivamente, o 25 de Abril nunca aconteceu. O 25 de Abril acontece todos os dias e tem de continuar a acontecer todos os dias. Depende de nós. E nós dependemos disso.


Sem comentários:

Enviar um comentário