Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2022

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "2121 Retrospectiva ou Talvez Não!"


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “2121 Retrospectiva ou Talvez Não!”,
de Lauren Maganete
Museu Municipal de Espinho
18 Jun > 02 Set 2022


Os pés. É neles que reparamos quando adentramos a ala sul das Galerias Amadeo de Souza-Cardoso, do Museu Municipal de Espinho. Impressos a preto e branco, numa lona magnífica de dimensões generosas, são pés de festa, ricamente calçados, as meias altas com um desenho gracioso, a barra da saia bordada. Serão pés de mulher, que os homens, esses, pressentem-se na figura do bombo que, num plano desfocado, se permite adivinhar ao longe. Estáticos, os pés aguardam. Antevemos o momento em que a batida se fará sentir, o som grave a estalar na sala e os pés a lançarem-se no ar, a emaranhar-se, numa coreografia de gestos que subirão pelo corpo, se prolongarão nos braços ondulantes e nas mãos que, batendo uma na outra, ampliarão a folia. Mas isto foi ontem, que foi domingo e o salão da Casa do Povo se fez alegre. Hoje é segunda. Talvez os pés que vemos noutra tela sejam os mesmos, pisando agora a calçada empedrada a caminho do emprego, vestidos de salto alto, circunspectos e resolutos. Elegantes, sempre.

As mãos. Seguram um queixo, pousam num ombro, levam um cigarro à boca ou abraçam o corpo nu. Espalmam-se sobre a beira de uma cómoda, estendem-se para uma cadeira suspensa, envolvem-se uma na outra, rodopiam, deixam-se cair, escondem-se. Exibem anéis simples ou pulseiras. Noutros casos mostram-se como são, apenas com as suas formas e as suas veias, ora leves e graciosas, ora nodosas e a acusar os anos e o desgaste. São origem ou prolongamento, a parte do corpo que descansa ou o todo que não ousa disfarces. Estão sempre lá, mesmo quando não estão. Desfazem-se numa desculpa, abraçam-se numa prece, erguem dedos que são ponteiros, seguram uma máquina fotográfica. Aqui revelam, ali disfarçam. São a verdade mais pura ou o mais puro teatro. São Maria e são Medeia.

O corpo. Estático ou em movimento, cuidadosamente vestido ou exposto na sua nudez. Firme e decidido ou em equilíbrio instável. Repartido entre a pose, o gesto e o olhar. Altivo ou submisso. Corpo inteiro ou meio corpo. É isto que encontramos em “2121 Retrospectiva ou Talvez Não!”, conjunto de imagens de Lauren Maganete que evidenciam uma artista particularmente atenta ao detalhe, deixando ao cuidado e à sensibilidade do observador o trabalho de prolongar a imagem para além do que ela mostra. Trata-se de um exercício fascinante, pondo à prova os sentidos e implicando a memória e a imaginação nesse processo de ampliação e preenchimento que acarta consigo cores, sons, texturas, aromas e gostos. Gente conhecida - de Elizabeth Leite a Sónia Travassos, de Eunice Muñoz a Cruzeiro Seixas, de Vieira Duque a Aurora Gaia - ou ilustres desconhecidos, são vistos com o mesmo gosto e enlevo pela lente de Lauren Maganete, naquilo que podemos considerar como um verdadeiro hino à vida. Benvindos todos ao salão de festas.

Sem comentários:

Enviar um comentário