Páginas

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Vemos, ouvimos e lemos... #13



1. Decorre em Penafiel, até ao próximo domingo, a 13ª edição do Escritaria, festival literário que, a cada ano, contamina a cidade com a vida e obra de um autor. Este ano, a figura eleita é Mário Zambujal, “um dos mais carismáticos prosadores portugueses”, conforme se pode ler na nota de imprensa distribuída pelo município penafidelense. A organização do certame decidiu ainda homenagear o jornalista Fernando Alves, este ano a festejar 50 anos de carreira na rádio. Numa edição marcada pela pandemia, haverá toda uma série de eventos culturais, os mais importantes dos quais poderão ser vistos directamente nas redes sociais do evento. O programa propõe para amanhã a apresentação do documentário “Escrita pela Pedra”, com leituras de Aurelino Costa e o lançamento do “Mapa dos Livros, Guia Literário de Penafiel”. Na sexta feira, Mário Zambujal e Fernando Alves estarão à conversa no belíssimo espaço da Quinta da Aveleda e, no domingo, Fernando Alves será entrevistado por Pedro Pinheiro enquanto Mário Zambujal participará, juntamente com João de Melo e António Macedo, numa mesa redonda moderada por João Céu e Silva. Saiba mais em https://www.facebook.com/Escritaria/.

2. Tendo o mar como referência temática, o Mar Film Festival prepara-se para levantar amarras já no próximo dia 24, prolongando-se até ao dia 15 de Novembro. Organizado pelo Museu Marítimo de Ílhavo e pela Câmara Municipal de Ílhavo, esta 4ª edição do Certame assume o “mar” por completo, disposta a trabalhar as suas memórias, bem como a educar e sensibilizar para os patrimónios marítimos através da arte, relacionando o museu com novos públicos. O programa arranca com o documentário “Oceanos”, de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud, com apresentação de Luis Menezes Pinheiro, Presidente do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental. Seguem-se “Mar”, de Margarida Gil (31 de Outubro), “Os Olhos do Farol”, de Pedro Serrazina e “O Farol”, de Robert Eggers (07 de Novembro) e ainda “Encontro d’Águas – Segredos da Ria e do Baixo Vouga lagunar”, de Daniel Pinheiro (14 de Novembro). A apresentação dos filmes a concurso e entrega de prémios ocupará a tarde do último dia do Festival. A entrada é gratuita e limitada a 60 pessoas por sessão. Programação completa e demais informações em https://www.marfilmfestival.pt/.

3. A noção de documentário sofreu alterações significativas ao longo dos últimos cem anos. As preocupações artísticas dos seus criadores, porém, não mudaram assim tão radicalmente. É isso, pelo menos, que se percebe do conjunto de documentários eleitos por Richard Brody, em artigo publicado no The New Yorker do passado dia 14 de Outubro. Da agonia dos habitantes de Svanetia devido à falta de sal, em “Salt For Svanetia”, de Mikhail Kalatozov (1930) ao recentíssimo “Dick Johnson Is Dead”, no qual Kirsten Johnson filma o dia a dia com o seu pai a enfrentar um processo de demência, são sessenta e dois os documentários propostos onde não faltam “Noite e Nevoeiro” (Alain Resnais, 1955), “Love Meetings” (Pier Paolo Pasolini, 1964), “F For Fake” (Orson Welles, 1973) ou “Histoire(s) du Cinéma” (Jean-Luc Godard, 1988-99). Não sem surpresa, na lista surge também “Belarmino”, filme que Fernando Lopes rodou em 1964 sobre a vida do pugilista Belarmino Fragoso e onde se percebem ressonâncias autobiográficas. Lista completa (com a possibilidade de visionar alguns dos documentários através dos links fornecidos) em https://www.newyorker.com/culture/the-front-row/sixty-two-films-that-shaped-the-art-of-documentary-filmmaking.

Sem comentários:

Enviar um comentário