Páginas

sábado, 8 de agosto de 2020

Vemos, ouvimos e lemos... #8



1. Quase um preâmbulo do centenário de Cândido Teles, em 2021, a obra deste pintor e escultor ilhavense toma conta da sala de exposições temporárias do Museu Marítimo de Ílhavo por altura das comemorações do seu 83º aniversário. Nesse âmbito, hoje mesmo é inaugurada a exposição “Transparências da Ria e do Mar", que resulta da doação, pela família, de 121 obras do primeiro período pictórico do artista. Nas redes sociais, o MMI lança “O Homem Tranquilo”, um projeto fotográfico de Alexandre Sampaio, que dialoga com a obra do pintor e escultor Cândido Teles, nas representações que este faz da Costa Nova. Amanhã regressam as visitas "Sentidos de Mar", com um percurso pedestre, sobre o tema “Cândido Teles: a Costa Nova como (quase) nunca a viste…” - uma viagem que permitirá redescobrir a praia da Costa Nova pelo olhar do artista ilhavense. O programa completo pode ser consultado em https://museumaritimo.cm-ilhavo.pt/.

2. A Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas, CRL tem patente ao público a 34ª Exposição Coletiva dos Sócios da Árvore 2020. A mostra resulta de uma parceria com a Fundação Manuel António da Mota que acolhe pelo terceiro ano consecutivo esta exposição tão importante e tão simbólica de união e sentido cooperativo de todos os associados da Cooperativa, constituindo, em simultâneo, uma prova de resistência sobre este novo tempo. Saídos das mãos de 123 artistas plásticos, os trabalhos expostos no espaço da Fundação, ao Bom Sucesso, vão da Pintura à Escultura e à Fotografia. O acesso é livre e a mostra poderá ser visitada até ao dia 28 de Agosto de 2020. Para mais informações, consulte a página da Cooperativa Árvore em https://arvorecoop.pt/event/xxxiiii-exposicao-colectiva-dos-socios-da-arvore-2020/.

3.  Num ano em que faz mais sentido que nunca, o Cineclube do Porto volta a fazer férias em casa, trazendo “As Noites de Boris” até aos jardins da Casa das Artes. Dedicada ao formato da curta-metragem, a iniciativa abriu na passada quarta-feira com a exibição de três curtas de três realizadoras, numa celebração do cinema português no feminino. No próximo dia 12, abre-se espaço à Casa da Animação e ao Festival de Cinema de Animação OLHO com a exibição de curtas-metragens de cinema de animação cuja temática recai sobre os “mundos admiráveis”. No dia 19 de agosto o protagonismo vai para o BEAST – Festival Internacional de Cinema da Europa de Leste com uma espécie de “warm-up” do Festival que este ano teve que ser adiado para 2021. A fechar as Noites de Boris, na última quarta-feira do mês haverá uma sessão dedicada a Fernando Pessoa, com a exibição da curta-metragem de Eugène Green “Como Fernando Pessoa salvou Portugal” e a curta-metragem “Boca do Inferno” de Luís Porto, filmada na cidade do Porto e que contará com a presença do realizador. Mais informações em https://cineclubedoporto.wordpress.com/2020/07/30/as-noites-de-boris-2020-jardins-da-casa-das-artes/.

Sem comentários:

Enviar um comentário