Páginas

sábado, 15 de junho de 2019

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Imagem / Técnica: Os Inventários de Emílio Biel”


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Imagem / Técnica: Os Inventários de Emílio Biel”,
de Emílio Biel
Pavilhão de Exposições da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto
30 Mai > 20 Jul 2019


A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto tem patente, no seu belíssimo Pavilhão de Exposições, a mostra fotográfica "Imagem/Técnica: Os Inventários de Emílio Biel”, apresentando ao público os álbuns fotográficos de grande formato que Emílio Biel publicou para a Associação dos Engenheiros Civis Portuguezes, bem como uma série de reproduções em grande formato e ainda um conjunto de imagens que vão sendo desvendadas através da sua projecção por dois equipamentos distintos. Trata-se de um conjunto de álbuns exclusivos do fotógrafo, editor e empresário alemão - responsável por um dos mais extensos levantamentos iconográficos do território português no final do século XIX -, cedidos pela Ordem dos Engenheiros à Faculdade de Belas Artes para esta exposição. Neles se conservam as imagens das grandes obras para as ligações viárias, ferroviárias e marítimas que haveriam de mudar a face do país, revelando a revolução da mobilidade e a reorganização política e económica do território neste período.

Resultado de uma colaboração com o Ci.CLO Bienal de Fotografia do Porto, a exposição recupera um raro conjunto de nove álbuns fotográficos, parte dos quais expostos pela primeira vez na Exposição Universal de Chicago (1893) e na Exposição Universal de Paris (1900) e nos quais se destacam as imagens dos Caminhos de Ferro do Douro, Minho e Beiras, a construção da Ponte Maria Pia e do Porto de Leixões. São imagens que datam do período entre 1884 e 1892 e que revelam uma paisagem acabada de ser ocupada pela tecnologia, preenchida de detalhes cenográficos feitos com as personagens que nela se movem a vapor pela primeira vez. São imagens com enorme valor documental, profundamente encenadas, que a par das transformações induzidas na paisagem, deixam entrever o impacto destas obras na vida das populações. Daí que falar de Emílio Biel e da sua obra seja falar da fotografia como testemunho de um tempo.

Nascido em Annaberg, Saxónia, em 18 de Setembro de1838 e falecido no Porto em 14 de Setembro de 1915, Emílio Biel é um dos pioneiros da fotografia e da fototipia em Portugal. Foi fotógrafo da Caza Real, na época do rei D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gota, também de nacionalidade alemã e colaborador fotográfico na revista Illustração Portugueza, entre outras. Personalidade multifacetada e um apaixonado por todas as inovações tecnológicas, conduziu o primeiro eléctrico que fez a carreira da Praça da Batalha às Devesas, introduziu a primeira instalação de luz eléctrica no Porto e o primeiro telefone, entre outras actividades a que esteve ligado. Também se dedicou à horticultura, à floricultura, bem como à colecção de borboletas, que se encontra hoje no Museu de Zoologia da Universidade do Porto e é considerada uma das maiores do mundo. Com a entrada de Portugal na Primeira Guerra Mundial, em 1916, a colónia alemã foi forçada a abandonar o país em cinco dias e os bens de Emílio Biel - entretanto já falecido - foram confiscados, o que viria a originar a perda irremediável de grande parte do seu espólio fotográfico. Até aos nossos dias chegam agora estes álbuns que podem ser vistos até ao próximo dia 20 de Julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário