Páginas

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "Code of Silence", de Robert Nil Reed


[Clicar na imagem para ver mais fotos]

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Code of Silence”,
de Robert Nil Reed
Leica Gallery Porto
12 Jan > 30 Mar 2019

Descemos os poucos degraus que nos conduzem à sala de exposições da Leica Gallery Store, no Porto, e somos surpreendidos, de súbito, por um conjunto de fotos que nos obrigam a olhá-las com redobrada atenção. É imediata a atracção que se sente por aquelas imagens, rapidamente identificáveis como “nossas”, de tal maneira as rochas, a areia e aquele mar, aqueles sobreiros ou as figueiras da índia, a casa decrépita num cenário melancólico ou a estacaria palafítica que resiste às aguas revoltas do rio, remetem para uma espécie de referencial colectivo, para o que de mais íntimo se esconde debaixo da nossa pele e que guarda as cicatrizes do tempo e da inclemência do ar e da terra, da água e do fogo. Tudo isto envolto no bramido dos ventos ou no ruído das ondas a desfazerem-se na praia, os sons penetrantes como “códigos” dum silêncio que habita aqueles lugares.

É convocando os sentidos que o fotógrafo austríaco Robert Nil Reed nos oferece “Code of Silence”, um conjunto de 22 magníficas fotos, guardando a autenticidade imaculada de umas e povoando outras com o elemento humano na sua dimensão mais pura, os corpos muito belos de mulheres fundindo-se com a paisagem. Interpretando momentos e estados de alma, o artista encena com rigor cada um dos seus trabalhos (umas botas cor de rosa ou um cabelo “suturado” por uma dezena de ganchos adquirem uma importância que ultrapassa, em muito, a do mero adereço), escapando com elegância ao rótulo de “fotógrafo de moda”, de tal forma se torna evidente que os modelos existem como forma de valorizar o cenário e não o seu contrário.

Desta trilogia “fotógrafo – modelo – paisagem”, resulta um trabalho profundo e sensível que envolve, directa e intensamente, o espectador, de tal forma as imagens, na sua aparente simplicidade e fragilidade, se revelam poderosas na mensagem que transmitem de unidade, de perfeita simbiose entre o homem e a natureza. O trabalho de Robert Nil Reed reforça a ideia da fotografia como um recorte, um ponto de vista, uma história isenta de objectividade, aberta a múltiplas interpretações. Ao espectador, oferece as emoções captadas naquele momento mágico em que se funde a arte da fotografia com a sensibilidade da natureza humana. Tudo o resto, já é connosco!...

Sem comentários:

Enviar um comentário