Páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: João Galamba



EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: João Galamba
Museu de Ovar
20 Jan > 30 Mar 2019


Jurista de profissão, João Galamba chegou a Timor-Leste em Maio de 2013, aí permanecendo durante cinco anos e meio. A par da actividade profissional, dedicou muito do seu tempo a sentir a realidade de um dos mais jovens países do mundo, registando-a com a ajuda de uma máquina fotográfica. Palmilhou o país de lés a lés, atravessou zonas completamente afastadas da civilização, desafiou o risco duma natureza imprevisível, mergulhou no azul mais profundo, debateu-se com a barreira da língua... e apaixonou-se. Pelas montanhas que se alongam para os céus e pelo mar infinito, pela cultura e pelos risos das crianças, pelas portas que se abrem e por aqueles que se desculpam de nada terem para oferecer.

Olhadas com a brandura do coração, são doze as imagens captadas em Timor-Leste que o artista nos mostra por estes dias no Museu de Ovar. De Maubessi a Dili, de Atauro a Tibar ou Liquiçá, João Galamba convida-nos a ler naquelas imagens a inocência nos sorrisos das crianças e a esperança no olhar dos mais velhos. Nas cenas do quotidiano como nas cerimónias ancestrais, é toda a alma de um povo que se abre ao nosso olhar, altiva mas sem soberba, apaziguada mas digna, com o orgulho de quem tanto sofreu mas com a humildade de quem sabe que o caminho se faz caminhando.

Como que em complemento a esta exposição, o livro “Timor-Leste - À luz do Sol Nascente” permite prolongar o prazer da viagem pela fotografia de João Galamba, vivendo e sentindo a vida como ela é na remota ilha a meio mundo daqui. No prefácio que escreveu, Xanana Gusmão refere-se, sentidamente, ao conjunto de imagens que integram o livro: “Nelas reconhecemos as cores que só aqui existem. Nelas sentimos o remoto, que para nós é muito mais que uma distância. Nelas vemos os sorrisos que, como os fatos de domingo, esperavam uma oportunidade para se fazerem ver”. Mais palavras para quê? Fica o convite a uma visita ao Museu de Ovar. Até 30 de Março, há um povo à sua espera de coração aberto.

Sem comentários:

Enviar um comentário