Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

LIVRO: "Uma Senhora Nunca"



LIVRO: “Uma Senhora Nunca”,
de Patrícia Müller
Ed. Quetzal Editores, Abril de 2016


Inspirado nas longas conversas com a avó da autora, “Uma Senhora Nunca” narra a história de Maria Laura, “uma senhora desde que nasceu”, servida por um batalhão de criadas, assumindo o papel que lhe compete ao comando do lar, dando ordens e impondo a sua lei num reduto que é seu, do marido guardando a distância devida, ao pai ligada de forma doentia, o amor por Cristo, com Cristo e em Cristo à flor da pele. E revelando aquilo que uma senhora nunca deve fazer, nem sequer imaginar.

Podia ser mais uma variação sobre o tema da divisão social de classes mas “Uma Mulher Nunca” vai muito além disso. Embrenhando-se na figura de Maria Laura, a autora constrói e mantém, de forma complexa, um ambiente de tensão subterrânea que nos leva ao encontro das públicas virtudes, mas também dos vícios privados, desta mulher que parece arrastar nela uma carga genética de emoções, tragédias, amarguras e contradições. A apresentação retrospectiva da mãe e da avó de Maria Laura, mas também da sua filha, Lucinda, confronta o leitor com os trejeitos que se perpetuam numa espécie de linhagem aqui tão bem demonstrada.

Este é um livro sobre a fragilidade e imperfeição da vida humana, mas também sobre a ingenuidade de querer fazer da vida privada um espaço de afirmação de valores morais. Patricia Müller mostra-nos, subtilmente, que a corrupção nasce com a própria pessoa, não sendo passível de reforma pela mera proclamação impoluta e messiânica dos valores morais. O resto é, tal como os casarões que Maria Laura habita, um caminho de sombras, mergulhado na solidão, profundamente triste, onde qualquer traço de esperança desemboca, fatalmente, na loucura e na morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário