Páginas

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

CONCERTO: Angelite Vozes Búlgaras + António Zambujo



CONCERTO: Angelite Vozes Búlgaras + António Zambujo
Centro de Artes de Águeda
10 Dez 2017 | Dom | 21:30


Por muito que possamos ver, ouvir ou sentir, sempre haverão momentos capazes de nos surpreender e de nos proporcionar experiências únicas, daquelas que, por certo, jamais se apagarão da nossa memória. E se o Concerto que o agrupamento “Angelite Vozes Búlgaras” deu no Centro de Artes de Águeda é disso a prova provada, gostaria de destacar um momento preciso, “aquele” momento que se constituiu numa verdadeira experiência de vida.

O intervalo aproximava-se e o excepcional naipe de vinte vozes “a capella”, todas elas mulheres, interpretava “Veliko Slavoslovie” (em português “Grande Música de Louvor”), do compositor e director de coros búlgaro Apostol Nikolaev-Stroumski. É um peça que se enquadra na tradição dos cânticos ortodoxos e cuja beleza e pureza nos deixa completamente despojados perante Deus. Um hino de “glória aos céus, pela paz na terra e virtude aos homens”, um momento de elevação, inspirador, celestial. É precisamente durante a interpretação desta peça que a tempestade “Ana” se abate sobre Águeda com inusitada violência. Uma quebra de energia faz disparar duas luzes de emergência sobre a plateia, deixando o palco na penumbra. Suspensos do que se vai seguir, os espectadores estão completamente rendidos ao momento. É que, mesmo sem luz e sem sistema de som, o coro prossegue, imperturbável, fazendo com que as vozes se sobreponham ao rugido do vento. É um momento arrepiante, que nos reduz à nossa pequenez, esmagados que somos pelo poder da música e pela força dos elementos. Um momento único, daqueles que importa lembrar todos os dias, porquanto nos mostra o quão maravilhoso é o dom da vida e aquilo que ela nos oferece.

Foi um Concerto tão rico, tão repleto de emoções, que quase se poderia contar uma história a propósito de cada uma das 20 peças interpretadas. As primeiras músicas, de inspiração natalícia, podem encontrar-se em “Angel's Christmas”, álbum de 2008 da Jaro Records. Seguiram-se peças da tradição cristã nas quais, para além da divinal “Veliko Slavoslovie”, se incluem “Blagosloven Isi, Gospodi”, “Tebe Poem” e “Sviatii Boje”, do álbum “Mercy For the Living”, também de 2008. A segunda parte foi toda ela composta por canções de raiz tradicional e popular, uma das quais, “Tapan Bie”, foi cantada em simultâneo com “Chamateia”, uma canção popular dos Açores, interpretada por António Zambujo. É difícil conceber maior harmonia entre duas músicas distintas, que se conjugam de forma perfeita e das quais resultou outro momento vocal único. “Damba”, uma música alegre sobre a reunião das abelhas no Inverno, “Polegnala e Toudora”, “Dragana I Slavei” ou “Mechmetio”, a música que encerrou o programa, são outros momentos de rara beleza e que fazem deste um dos mais extraordinários Concertos a que tive o privilégio de assistir.

Sem comentários:

Enviar um comentário