Páginas

terça-feira, 4 de março de 2025

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: "Jamaika" | José Sarmento Matos



EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA: “Jamaika”,
de José Sarmento Matos
Curadoria | Magda Pinto
Leica Gallery Porto
11 Jan > 04 Mar 2025


Oficialmente conhecido como Bairro de Vale de Chicharos, o bairro da Jamaica tornou-se um símbolo controverso das tensões sociais e das dinâmicas culturais que marcam o país depois de ali se terem registados confrontos graves entre populares e agentes da PSP em finais de Janeiro de 2019. Situado no Seixal, na margem sul do Tejo, o bairro consistia numa construção de finais dos anos 70 que, por falência da construtora, ficou por concluir. Deixada ao abandono, a infraestrutura foi sendo ocupada por famílias portuguesas e imigrantes, vindas na sua maioria de S. Tomé e Príncipe, Angola, Cabo-Verde e Guiné. As péssimas condições de habitabilidade e salubridade aliaram-se à pobreza material que ali se vivia e ao estigma e discriminação da sociedade para com os seus moradores. Em 2022 foi retomado o processo de realojamento da população que havia sido anunciado quatro anos antes, sendo terminado em 2023, a que se seguiu a demolição do bairro e requalificação da área que o mesmo ocupava.

Foi no contexto da pandemia que, em 2020, José Sarmento Matos iniciou o seu contacto com o bairro, o qual veio a acompanhar de forma íntima durante três anos. Retrato profundo e sensível da vida no bairro, “Jamaika” dá-nos a conhecer, em imagens de enorme riqueza e significado, não o bairro como espaço geográfico, mas enquanto microcosmos social. A exposição fala sobre as pessoas que fizeram do bairro aquilo que foi, como se organizaram e interagiram, como se ergueram em comunidade. “Jamaika” fala-nos da vida que estas pessoas levaram, das suas alegrias, das suas lutas, dos seus desejos e sonhos, das suas frustrações e tristezas. Das desigualdades e preconceitos de que foram alvo, de como isso foi sentido no seio das famílias e da comunidade. Ao mesmo tempo, lembra-nos um passado ainda hoje muito presente e fala-nos do futuro: Do futuro destas pessoas, do futuro do bairro, mas principalmente do futuro da sociedade, que convive com tantos “Bairros da Jamaica” diariamente.

Ao mostrar-nos o bairro e ao fazer-nos sentir as agruras sofridas pelos seus habitantes, José Sarmento Matos deixa-nos um conjunto de testemunhos visuais que são uma homenagem aos seus habitantes, celebrando a sua força e resiliência e incitando à reflexão e empatia de quem vê estas fotografias. Os desafios sociais e culturais a que os moradores do bairro estavam constantemente expostos, despertam-nos para um diálogo sobre questões como inclusão, identidade e pertença, bem como a força gerada no seio das comunidades marginalizadas, verdadeira mola propulsora de revoluções. Com este trabalho, o artista desafia-nos, enquanto público, a uma compreensão mais ampla e inclusiva da diversidade social em Portugal. Acrescente-se que “Jamaika” é uma narrativa visual que combina humanidade e reflexão social e que deu origem a um documentário e mais tarde a um livro com o mesmo nome. A exposição encerra hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário