Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Vemos, ouvimos e lemos... #3



1. Entre os próximos dias 09 e 12 de Julho, Leiria recebe a 7ª edição do Leiria Film Fest. Organizado por Bruno Carnide e Cátia Biscaia, o Festival centra-se exclusivamente no cinema independente em “dose curta”, distribuindo a sua secção competitiva pelas curtas-metragens de ficção, animação e documentário e premiando-as a nível local, nacional e internacional. Particularmente marcado pela pandemia de COVID-19 que nos assola, o programa deste ano será apresentado maioritariamente online, via facebook e instagram, com a passagem dos filmes da secção competitiva a ter lugar nos dias 09 e 10 de Julho, a partir das 21h00, e estando a sessão de exibição dos filmes vencedores agendada para as 21h00 do dia 11 de Julho, no Teatro Miguel Franco, em Leiria. Completam o programa conversas sobre escrita de cinema e direcção de actores e sessões várias, uma das quais, dedicada aos Filmes sobre Inclusão, a ter lugar no Auditório Municipal da Batalha, no dia 12 de Julho, pelas 17h00. Tudo para conferir em https://leiriafilmfest.com/

2. Arrancou na passada sexta-feira e prolonga-se até ao próximo dia 03 de Setembro. Falo da Feira do Livro de Braga, este ano a trocar o espaço físico pelo ambiente digital, mas a deixar aos seus habituais frequentadores um “cheirinho” da Feira que todos conhecem, dando-lhes a possibilidade de percorrer as habituais ruas deste certame, escolher as suas livrarias preferidas ou encontrar os espaços de eleição através do conhecido sistema Street View. Recomendações literárias, passatempos, loja online e conversas com autores nacionais e estrangeiros em streaming, são alguns dos aliciantes de um programa particularmente rico e diversificado. Nas conversas deste mês de Julho, sempre às 21h30, Joana Bértholo (dia 09), Lídia Jorge (dia 16), João Tordo (dia 21) e Afonso Cruz (dia 30) são alguns dos escritores convidados. Saiba mais em https://www.facebook.com/FeiraDoLivroDeBraga/.

3.  Referi aqui no blogue, há uns tempos atrás, que “visitamos uma exposição de Elizabeth Leite com a mesma emoção com que se visita um amigo querido. A franqueza no olhar e no traço são como o abraço que aquece e anima. Sem dissimulações nem falsidades, a vida vive-se aqui olhos nos olhos e a verdade é um ideal de todas as horas. Das personagens tão vivas, tão gente, derrama-se uma tal bondade que é com o coração pequenino que nos deixamos invadir pela sua sinceridade e nos revemos naquilo que fomos, naquilo que somos.” É desta notável artista, nascida na Venezuela em 1982 e a residir em Oliveira de Azeméis desde 1989, que por estes dias pode ser vista a série de trabalhos intitulada “Rosário” e que está patente ao público até ao próximo dia 31 de Julho, no belíssimo espaço da Casa das Artes de Miranda do Corvo. Fica o apontamento e o convite a uma visita que não deixará ninguém indiferente. Elizabeth Leite e a sua pintura estão ali para nos mostrar quão curta é a distância que vai da tela ao coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário