Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2019

CONCERTO: Luca Argel



CONCERTO: Luca Argel
Bar do Cine-Teatro de Estarreja
25 Mai 2019 | sab | 22:00


“O que espanta miséria é festa!”
Beto Sem Braço

No regresso a Estarreja, após uma participação particularmente activa na última edição do Carnaval da cidade, Luca Argel esteve no Bar do CTE para apresentar “Conversa de Fila”, o seu último trabalho autoral. Leve e bem humorado, este álbum constitui uma resposta à tristeza e à desesperança que o Brasil e os brasileiros vivem neste momento menos positivo da sua História. De forma muito clara, o cantor carioca radicado em Portugal há quase oito anos faz questão de oferecer um momento colorido, pleno de alegria e riso, esse fôlego vital que permite reinventar a vida e fazer com que cada um possa seguir em frente o seu caminho.

Tomando o Samba como a sua grande força inspiradora, Luca Argel oferece-nos um trabalho que é, todo ele, uma celebração, um grito contagiante a clamar felicidade. É assim com “Pisque Três Vezes”, “Não Digo” e “Só Eu Acho?”, os três temas que abriram o concerto e que revelaram, desde logo, um enorme cuidado e bom gosto na construção dos poemas, mas também uma imensa frescura e harmonia em cada uma das composições, alicerçada numa voz timbrada e extremamente melodiosa. Não escondendo o seu apreço pela música de Chico Buarque, Luca Argel foi buscar “Doze Anos” à “Ópera do Malandro”, oferecendo em seguida uma espécie de réplica intitulada “Anos Doze” e que não fala dessa infância de crescer solto, de brincar na rua, jogar à bola e saltar os muros, antes de trocar tardes de praia “por reprises do Jiraya ou caçando Pokémon”.

Deixando momentaneamente de parte “Conversa de Fila”, o cantor carioca visitou ao de leve o seu álbum anterior, “Bandeira” (2017), trazendo-nos “Estar o Ó” (um trocadilho que é também uma homenagem a “Star Wars”), “Rua da Consolação” e “Acanalhado”, mas também, mais à frente no concerto, “Ninguém Faz Festa” e “Calote”, este último tema dedicado a Joe Berardo. No regresso ao álbum mais recente, foi possível escutar “Vila Cosmos”, uma viagem às referências do cantor - “podemos sair do nosso lugar mas o nosso lugar não sai de nós”, disse -, “Natal, Natal” e “Rato! Rato! Rato!”. Luca Argel não esqueceu “Sorria”, o hino do Carnaval de Estarreja em 2019, no qual foi acompanhado por alguns dos presentes. Para o fim, deixo propositadamente, “Samba Invertido”, “Gentrificasamba” e “Conversa de Fila”, sobretudo pela qualidade das respectivas letras. Delas se derrama um humor refinado, uma enorme doçura nos gestos descritos, mas também uma certa ironia na forma como é desenhado o nosso quotidiano. “Lembranças antigas / Histórias de vida / Que a gente partilha” resume na perfeição o sujeito deste delicioso serão, seguido com emoção por todos os presentes. Que não foram muitos, mas foram muito bons!

Sem comentários:

Enviar um comentário