Páginas

sábado, 21 de julho de 2018

CONCERTO: Waldemar Bastos



CONCERTO: Waldemar Bastos
FESTIM – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo
Cine-Teatro de Estarreja
20 Jul 2018 | sex | 22:00


“Pra quê tanta dor / pra quê tanto ódio / se somos irmãos / que temos / que temos / que temos / que dar as mãos”. Foi com esta mensagem de paz e fraternidade que Waldemar Bastos se apresentou no Cine-Teatro de Estarreja para mais um concerto integrado no FESTIM. Acompanhado de Mick Trovoada nas percussões, Rui Meira na guitarra e João Mouro na guitarra eléctrica, o cantor guiou o público através duma viagem pelos sons e ritmos africanos, com sonoridades que abraçam toda a lusofonia e têm a sua espinha dorsal em Angola, sua terra natal.

Dos imortais “Tereza Ana” ou “Humbiumbi Yangue”, do seu primeiro álbum “Estamos Juntos” (1983), aos clássicos “Muxima” ou “Kuribôta”, do álbum “Pretaluz” (1997), foi todo um desfilar de canções que, mais do que revelarem influências das distintas fases da vida do cantor e compositor e da sua abertura aos mais diversos ritmos, são o reflexo duma demanda interior, a Guerra Civil Angolana e o martírio do seu povo tão presentes, a mágoa de não poder ainda cantar livremente na sua terra, tantos anos volvidos sobre a partida para Portugal a fim de escapar ao conflito.

Senhor de uma voz melodiosa e extremamente quente, o cantor soube transformar cada tema num momento de delicadeza e intimismo. Com enorme sensibilidade, convidou a cantar e a dançar, a dar as mãos, a sentir a alma de Angola, irmanando os presentes num abraço quente e repleto de amor. Foi um concerto ímpar, pleno de significado e sentimento, ao qual o público de Estarreja respondeu frouxamente, ocupando pouco mais de meia sala. Para muitos, uma oportunidade perdida de assistir a um dos melhores concertos da temporada neste espaço. Para aqueles que lá estiveram, hora e meia de fruição e deleite, os sons quentes da terra das kiandas a aquecer os corações e a lavar a alma!

Sem comentários:

Enviar um comentário