Páginas

domingo, 14 de janeiro de 2018

LIVRO: "A Luz Vem das Pedras"



LIVRO: “A Luz Vem das Pedras”,
de António Canteiro
Edição de Guilherme Valente
Ed. Gradiva, Junho de 2017


... E, de repente, vejo-me desejoso de chegar a casa ainda mais depressa para voltar a virar cada uma das suas folhas, a sorver-lhe cada palavra, de tão intenso, de tão rico de imagens e de cores e de gostos e de cheiros, de inquietações e de tristeza, de tão meu que é. Quero beber as suas expressões, os seus gestos, a sua poesia de novo e outra vez ainda. Vem isto a propósito de António Canteiro e do seu mais recente romance, “A Luz Vem das Pedras”, visão encantatória de vida amargurada, de pobreza e solidão, duma mulher que tem na escrita “numa folha de papel de trinta e cinco linhas”, nos livros que lhe servem de companhia e nos cães os únicos lenitivos.

É a suprema felicidade termos alguém que partilhe algo de tão sublime assim, onde tudo o que nos é dado a ler se adequa aos olhos da imaginação, ganha forma e cor, ganha vida. Vida que convoca a nossa própria vida, o nosso percurso desde que nos conhecemos, neste continuum do sermos, existirmos, escrevermos, dormirmos e amarmos. No seu jeito delicado de contar as coisas, António Canteiro consegue esse milagre de nos tornar parte integrante do livro, de tal forma a descrição dos sentimentos e estados de alma nos apazigua ou nos fere.

A Luz Vem das Pedras” é, seguramente, um dos livros que, até hoje, mais me impressionou pela qualidade da escrita. Aquilo é orgânico, sente-se, vive-se. É barro e chão e terra e vento e rocha viva. Aquilo é o toque duns braços de mãe enleados à volta do meu pescoço para entalar o pano, que há-de servir de guardanapo, babete, para não sujar o pijama dos restos de sopa. Aquilo é a cor doce dos bolos na boca, é Deus a escrever direito por linhas tortas, são adjectivos estranhamente familiares (vagarosolenta, chuvernoso, esperandante, estreluzente), são lágrimas duma dor feita de desassossego, ódio e raiva, é tanta coisa que já nem tenho a certeza do que é. Duma coisa, porém, estou certo: A história não acaba aqui. “A Luz vem das Pedras” é um livro que me vai acompanhar por muito tempo, pelos anos, pelo sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário